Projetos

CIDADE INCLUSIVA

7


O Governo do Piauí, por meio da Seid, em parceria com o Conede-PI e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, realizou quatro edições do projeto Cidade Inclusiva em Teresina. O evento contou com uma ampla programação, onde foram realizadas palestras, apresentações e oferta de serviços gratuitos, através de parceiros. Cada edição do Cidade Inclusiva aconteceu em uma região da cidade.



PIAUÍ INCLUSIVO

pi


O projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), responsável por colher os dados desse segmento da população de todas as regiões do Piauí em áreas importantes como trabalho, saúde, educação e acessibilidade.

O cadastramento vai permitir a realização de políticas públicas voltadas para esse público mais centralizadas. A partir do projeto, será possível conhecer a realidade das pessoas com deficiência dos 224 municípios do estado, suas dificuldades e, a partir daí, buscar soluções através de ações de inclusão.




REDE ESTADUAL DE REABILITAÇÃO DANIELLE DIAS


cer 2


A Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias oferece atendimento especializado em reabilitação, através de avaliação, diagnóstico e tratamento especializado em todas as unidades e centros de fisioterapia do estado. Atualmente, a Rede é composta por: CEIR - Teresina; CER IV - de Parnaíba; CER II - São João do Piauí; 56 unidades de fisioterapia, distribuídas pelos municípios de todas as regiões do estado. O objetivo é descentralizar os serviços de saúde no Piauí.




                                                        PROGRAMA PASSO À FRENTE


PASSO A FRENTE


O Passo à Frente é um programa itinerante que atua de norte ao sul do Piauí, com a entrega de equipamentos que auxiliam na locomoção. A iniciativa é realizada pelo SUS, pela Associação Reabilitar e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com a parceria da Seid. O Passo à Frente vem beneficiando pessoas com deficiência em todo o estado e também tem como objetivo descentralizar os serviços de saúde, facilitando o acesso da população a próteses e órteses, além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos. Até agora, já foram entregues mais de 22 mil equipamentos em todo o estado.



SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


CA



A Seid e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) oferecem, anualmente, uma programação especial durante uma semana para celebrar o 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, com eventos e ações voltados para este público.




VIDAS SOBRE RODAS

1


O projeto Vidas Sobre Rodas consiste da entrega de cadeiras de rodas e tem o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, além de contribuir para o processo de reabilitação de vítimas da Covid-19.





PIAUÍ PRAIA ACESSÍVEL

g


O Piauí Praia Acessível proporciona momentos de lazer na praia para as pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, com um banho de mar assistido e com segurança. Os serviços são oferecidos sempre nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período.




EQUOTERAPIA


EQUO

A Equoterapia é um método de reabilitação terapêutico, recentemente regulamentado pela Lei 13.830 de 2019, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar com foco nas áreas da equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. No Piauí, existem dois centros de equoterapia, um em Parnaíba e outro em Teresina, com atendimento gratuito. O projeto é realizado desde 2004, através da parceria entre a Seid e a Polícia Militar do Piauí.





SERVIÇO ODONTOLÓGICO

ODONTO




O Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, oferecido pela Seid em parceria a Sesapi e o Hospital da Polícia Militar do Piauí, possibilita o tratamento odontológico, em nível terciário, das pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativo, que necessitem de atendimento com sedação ou anestesia geral.



FÓRUNS REGIONAIS


FORUM

O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, “Todos pela Inclusão”, tem como objetivo levar serviços e informações, voltados para as pessoas com deficiência, para os municípios do interior do Piauí. A iniciativa busca fortalecer a participação da população no planejamento, execução e fiscalização das ações do sistema de garantia de direitos para a pessoa com deficiência.



                                                      DIA "D" DA INCLUSÃO


5


O Dia D Da Inclusão é promovido pela Seid e pelo Conede-PI e tem objetivo de levar para mais próximo da população a prestação de serviços de modo itinerante. São oferecidos diversos serviços nas sedes de entidades e Centros, como: emissão da Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, cadastramento do Piauí Inclusivo e Cidadania Ativa.





                                                                ACADEMIAS ACESSÍVEIS


8

As Academias Acessíveis (híbridas) são destinadas à realização de atividades físicas que possibilitam a melhoria da saúde das pessoas com e sem deficiência, através de aparelhos adaptados a se serem entregues para todos os territórios piauienses.





                                                           PROJETO VIVER

aq




O Projeto Viver beneficia crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, com a realização de consultas e exames para avaliar a saúde visual e identificar possíveis erros refrativos, permitindo o tratamento adequado e assegurando o bem estar, além da entrega de órteses oculares para àqueles que necessitarem.






 ENTENDA MINHAS MÃOS

S

Para uma administração pública mais inclusiva, o Governo do Piauí lançou o Programa “Entenda minhas Mãos”. Trata-se de um projeto capacita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) os servidores estaduais, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos. Essa iniciativa é uma parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).