Centro de Habilitação Ana Cordeiro vai oferecer mais vagas para educação especial
23/08/2006 - 00:11:48

Por Ubiracy Sabóia

A capacidade de atendimento do Centro de Habilitação Ana Cordeiro vai aumentar com a implantação da parte da pedagógica do Centro de Integrado de Reabilitação. A afirmação é da gerente de Educação Especial da Secretária de Educação, professora Ana Rosa Rodrigues da Silva. O centro vai dobrar a quantidade de atendimentos.

Hoje o centro é o principal ponto de habilitação para educação de pessoas com deficiência.  O Centro Habilitação Ana Cordeiro atende 428 alunos com necessidades educacionais especiais. Ana Rosa frisou que o centro oferece atendimento em educação infantil e ensino fundamental (120), para autistas (57), estimulação precoce (57) e atendimento especial (95) e educação de jovens e adultos (99).

Ana Rosa explicou que com o início de funcionamento da parte pedagógica do Centro Integrado de Reabilitação, o Centro Ana Cordeiro vai atender especificamente a educação de jovens e adultos, inclusive com o foco profissionalizante. "Com isso toda à parte do ensino infantil e fundamental, assim como atendimento aos autistas, estimulação precoce", exemplificou.

Com a separação das atividades o Centro Ana Cordeiro vai poder atender 428 alunos com necessidades especiais de educação, com idade a partir de 15 anos. Ou sejam serão ampliadas as vagas para este atendimento. "Além da educação de jovens e adultos é feito um trabalho de educação profissionalizante". Hoje são oferecidos cursos de encadernação e empacotamento. Ana Rosa completou os cursos são oferecidos de acordo com a necessidade dos alunos.

O Centro de Integrado de Reabilitação vai ficar com o atendimento pedagógico das pessoas que necessitem de educação infantil e ensino fundamental, para os autistas, estimulação precoce e atendimento especial. Serão colocados 100 profissionais na área de educação (pedagogos, professores, psicoterapeutas entre outros profissionais). Neste trabalho serão utilizados os trabalhos de 24 profissionais como: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos, médicos, neuropediatras e enfermeiros.