Basquete em cadeira de rodas do Piauí é destaque em Aracaju
23/08/2006 - 00:11:17  
  
Twitter 

equipe de basquete em treinamento

Por Aline Moreira

Com a sensação de dever cumprido, a equipe de basquetebol em cadeira de rodas do Piauí retornou à Teresina essa semana, após participar do Campeonato Regional Nordeste de Basquetebol em Cadeira de Rodas, em Aracaju. A competição aconteceu de 15 a 20 de agosto e reuniu doze equipes de vários estados do país.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos (Adeft), Joaquim Tenório, os 10 atletas da equipe piauiense, que participaram pela primeira vez de um campeonato de qualificação fora do estado, conseguiram alcançar as metas estabelecidas mesmo não tendo trazido a taça do campeonato. “Ficamos entre os sete primeiros colocados e hoje fazemos parte da terceira divisão do basquete em cadeira de rodas no país. Essa colocação nos possibilitou o reconhecimento perante a Confederação Brasileira do Basquetebol Brasileiro em Cadeira de Rodas (CBBC), da qual agora fazemos parte”, explicou.

Para Tenório, a maior vitória foi ter superado todas as dificuldades técnicas durante o certame. A principal delas foram as cadeiras de rodas, completamente fora dos padrões estabelecidos pela CBBC. “Precisamos convencer a organização a nos deixar entrar na quadra. As cadeiras padronizadas têm proteção para as pernas, o que evita acidentes durante a partida. As nossas não tinham, por isso corremos o risco de machucar os adversários ou nós mesmos. Graças a Deus isso não aconteceu e nós obtivemos uma boa colocação”, contou.

O próximo objetivo da equipe é adquirir essas 10 cadeiras, que custam cerca de R$ 1,200 cada. Potencial e preparo físico, estes atletas, que já treinam há cinco anos, já provaram que têm de sobra. “Até então só tínhamos participado de amistosos. Foi a primeira vez que competimos com profissionais”, declarou.