Ceir participará do II Seminário Estadual de Direitos Sexuais na Pessoa com Deficiência
11/08/2011 - 12:29  
  
Twitter 
Por Thamirys Viana

Esclarecer sobre os direitos sexuais da pessoa com deficiência, no intuito de desmistificar as informações acerca do tema. Esse é um dos principais objetivos trabalhados pelo II Seminário Estadual de Direitos Sexuais e Saúde Reprodutiva na Pessoa com Deficiência, que acontecerá nesta quinta (11), e sexta (12), no auditório do Atlantic City, a partir das 8h.

O evento será realizado através da coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, com espaços voltados para sensibilizar os profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os direitos sexuais e reprodutivos que as pessoas com limitações físicas possuem.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participará do evento em três momentos. Representando a Instituição, a assistente social Izabel Hérica integrará a mesa-redonda nesta quinta, sobre o Tema: Vida de adolescente – Saúde Sexual e Deficiência. O médico urologista do Ceir, Eulálio Damásio, contribuirá com a palestra ‘Sexualidade da Pessoa com Deficiência’, na sexta-feira (12), e o grupo de capoeira do Ceir, coordenado pelo reabilitador físico, Childerico Robson, farão apresentação na mesma data.

De acordo com a coordenadora do evento, Júlia Medeiros, o Piauí ocupa o terceiro lugar no ranking das deficiências existentes no Brasil. “Das 50 cidades do Brasil com maiores índices de pessoas com deficiências, 10 estão localizadas no Piauí. A gente precisa difundir que essas pessoas podem e devem ter uma vida saudável como qualquer outra”, comenta.

O urologista Eulálio Damásio explicará como pode ser trabalhada a sexualidade de pacientes atingidos por lesões na coluna ou por doenças congênitas, como mielomeningocele, traumas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outros. Conversar, orientar e assimilar as necessidades de cada pessoa com alguma limitação é ponto fundamental para lidar com a sexualidade.

Confira a programação:
 
11-8-2011 (quinta-feira)

8h às 8h30 – Inscrição/credenciamento

8h30 às 9h30- Solenidade de abertura “o cupido internauta”

9h30 às 11h30 - Palestra Magna : direito à saúde e a saúde reprodutiva da pessoa com deficiência

11h30 às 12h20 Palestra: HIV/Aids, doenças sexualmente transmissíveis e os direitos reprodutivos

12h30 - Almoço

14h – Dinâmica de desepertar 14h15 às 15h - Palestra: planejamento familiar – métodos contraceptivos

15h às 15h50 - Mesa-redonda: vida de adolescente-sexual e deficiência

15h50 às 16h40 Palestra: direito à assistência à saúde materna e neonatal e os direitos reprodutivos

16h40 às 17h30 - Mesa-redonda: mortalidade materna, violência sexual, aborto
 
12-8-2011 - Sexta-feira
 
8h30 às 9h30 - Palestra: sexualidade da pessoa com deficiência

9h30 - Debate

10h -  Integração (apresentação do plano de ação durante as oficinas no ano de 2010)

11h30 - Apresentação cultural

12h - Encerramento

 

POR ROBSON COSTA