Fórum de Pólíticas Públicas é um sucesso em Bom Jesus
18/06/2011 - 21:31

Por Karla Sales

A população dos 24 municípios do Território da Chapada das Mangabeiras é contemplada com o Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O evento foi aberto pelo governador Wilson Martins, na cidade de Bom Jesus. A solenidade de abertura contou com a participação do Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, Deputados Federais, Marcelo Castro e Assis Carvalho, Deputados Estaduais, Fabio Novo e Edson Ferreira, como os Prefeitos, vices, secretários municipais integrantes do Território da Chapada das Mangabeiras.

O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência é uma ação do Governo do estado, com apoio da SEID e prefeituras municipais, que no seu terceiro Fórum contemplou os 24 municípios que fazem parte do Sul do Estado.

Somente neste Fórum, foram entregues 213 carteiras do passe livre intermunicipal três cadeiras de rodas. Roneildo Neres recebeu seu passe livre intermunicipal, a mãe Vanessa Neres explica a importância deste benefício para sua família, “Minha família é humilde, preciso transitar com meu filho para tratamento e a carteirinha será muito útil, pois já são tantas despesas diárias e com essa não irei mais me preocupar”.

O Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina ressaltou que com a realização dos três Fóruns Estaduais do primeiro semestre, a procura pelos serviços oferecidos para as pessoas com deficiência cresceu significativamente. “Em um ano entregamos mais de 1600 carteiras do passe livre intermunicipal, isso mostra como as palestras oferecidas pelos nossos Fóruns dá oportunidade para o público deficiente conhecer e ter acesso as políticas elaboradas para eles, e com esse conhecimento comecem a reivindicar seus direitos”, finaliza Jacobina.

A palestra do Coordenador Geral para promoção das políticas públicas para as pessoas com deficiência Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Roberto Jonh trouxe para o público participante, informações a cerca dos projetos desenvolvidos em âmbito nacional, para as pessoas com deficiência. Roberto Jonh explicou para o público presente, as metas dos trabalhos, como o Programa Social, com suas diretrizes voltadas para os Direitos de Cidadania para a pessoa com deficiência,“fomentar a plena inclusão da pessoa com deficiência no desenvolvimento do nosso país, e assim eliminar todas as formas de discriminação garantindo o acesso aos bens e serviços da comunidade e conseguir promover e defender seus direitos de cidadania”.

Ao final do Fórum, o governador Wilson Martins, o prefeito de Bom Jesus, Alcindo Piauilino e o secretario da Seid, Helder Jacobina, assinaram o Termo de Responsabilidade de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o termo oficializa o compromisso e apoio à política de acessibilidade e apoio a 17% da população piauiense que tem algum tipo de deficiência no Piauí.
Este é o último Fórum voltado para as políticas públicas para a pessoa com deficiência do primeiro semestre de 2011. No total de três fóruns, atendendo a 55 municípios do Estado do Piauí. Para o segundo semestre está previsto mais três Fóruns, nas cidades de Barras, Paulistana e São João do Piauí.