Educação Especial é destaque no Piauí
18/08/2006 - 00:18:36  
  
Twitter 

Educacao Especial

por Astrid Lages

Inclusão, apoio, orientação e estimulação são alguns atos que refletem o trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) com pessoas que necessitam de Educação Especial. A inauguração da reforma e ampliação da Unidade Escolar Estelina Dantas, realizada nessa quinta-feira, 17, que abrigará as novas instalações do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) são exemplos dessa realidade.

Mas o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Especial não fica por aí. Além desses centros, que visam realizar a formação continuada de professores, intérpretes, instrutores surdos, passando a funcionar como multiplicadores do trabalho, a Seduc se destaca, desde o ano de 2003, desenvolvendo vários projetos nessa área.

Outro exemplo especial é a capacitação Orientação de Mobilidade, que, no início deste ano, capacitou 30 professores - 20 da capital e 10 do interior do Estado -, que "sentiram na pele", de forma direta, todas as sensações dos deficientes visuais em um ambiente público. Com olhos vendados, eles estiveram em um supermercado da cidade, guiados por outros colegas. Também estiveram professores, mostrando, com isso, que pessoas com deficiência visual podem e devem realizar atividades da vida diária, como, por exemplo, fazer compras nesses estabelecimentos.

Um curso de aperfeiçoamento em Educação Especial também capacitou os gestores como multiplicadores. O objetivo? Ajudar a facilitar a convivência dos alunos especiais na escola.

Saber para conviver - Um trabalho que é preciso Saber para Conviver. Esse foi tema da II Feira Cultural promovida pela Seduc, no final do ano passado, que contou com participação de mais de 300 alunos com necessidades educacionais especiais de escolas públicas. Durante esse evento, resultado de um trabalho conjunto das escolas e da Seduc, todas as potencialidades dos alunos, associadas a experiências de aprendizagem, foram transformadas em arte e expostas no pátio da Seduc. A 3ª edição já está sendo organizada e deve ocorrer em novembro deste ano, de acordo como informações da gerente interina de Educação Especial da Seduc, Ana Rosa Sousa.

No próximo dia 28, a Gerência de Educação Especial da Seduc realizará mais uma capacitação. Desta vez, os cursos serão oferecidos a professores, com o objetivo de, mais um vez, promover a inclusão. O curso de Braile Sarobã irá capacitar 20 profissionais a ensinar a leitura para deficientes visuais por meio da transcrição da nossa Língua Portuguesa através do método. Também, serão capacitados 30 professores a ensinar as Línguas Brasileiras de Sinais, que serão mais um agente multiplicador do ensino para pessoas surdas.

Mas as ações não param por aí. A expansão do atendimento a pessoas como necessidades especiais vem realizando grandes avanços, e hoje o Piauí possui 148 municípios que recebem atendimento especial nas escolas. São cerca de 80 escolas inclusive - 30 na capital e 50 no interior.

Parcerias - Segundo Ana Rosa, onde ainda não é possível a instalação de escolas, conta-se com parcerias entre Governo do Estado com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). "As trocas de experiências e ver nosso trabalho sendo transformado na integração de pessoas com necessidades especiais nos faz crescer, cada dia mais, como seres humanos, e, acima de tudo, como profissionais, já que temos consciência do fruto de nosso trabalho e de sua relevância, mediante o incentivo da Seduc, que influencia significativamente na vida dessas pessoas", relata a gerente de Educação Especial.

Além disso, Ana Rosa ressalta que, em parceria como o Ministério da Educação (MEC), pelo menos 20 escolas, sendo 10 em Teresina e 10 no interior, já estão sendo adaptadas para responder às necessidades especiais dos alunos. A acessibilidade nas escolas está sendo realizada através da construção de rampas, adaptação de banheiros e salas de aula. Além das feiras, cursos e capacitações, a Seduc assessora as escolas em vários pontos, realizando encontros bimestrais com os supervisores. "É uma forma de garantir o sucesso do trabalho em todo o Estado", finaliza.