Prevenção de acidentes no trânsito foi tema de palestra no Fórum de Campo Maior
09/05/2011 - 00:13:34

Por: Karla Sales

Os altos índices de acidentes no trânsito preocupam os gestores, pois esses acidentes causam muitas deficiências físicas. Por este motivo os organizadores do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, levaram a palestra “Prevenção de acidentes no trânsito”, com o educador de trânsito do DETRAN- PI, Raimundo sobrinho.  Ele apresentou dados, vídeos e esclareceu para o público medidas de prevenção para evitar acidentes. O evento aconteceu em Campo Maior no último final de semana.

Os motociclistas são os condutores de veículos que mais se envolvem em acidentes, comenta Raimundo Sobrinho, e a falta do uso de equipamentos de segurança por parte dos motociclistas ainda é uma das infrações mais cometidas no trânsito, como principalmente a falta do uso de capacetes. Os capacetes devem ter boa qualidade e ser compatível ao tamanho da cabeça do condutor e do passageiro. Como foi destacado pelo palestrante, o não uso do capacete contribui efetivamente para a gravidade dos acidentes. Segundo dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), referentes ao mês de março, das 1.102 infrações registradas, 450 são referentes à condução de motocicletas sem utilização de capacetes, o que corresponde a um total de 41%.

Outro motivo para tantos acidentes com veículos, é a imprudência e o desrespeito a legislação de trânsito. “A população dos interiores do Piauí, principalmente, pela falta de uma fiscalização mais efetiva, não respeitam a legislação, como por exemplo, a falta do capacete ao pilotar motocicletas, o cinto de segurança, tanto para o passageiro, como para o carona. A moto tradicionalmente conhecida com “BIZ” é um veículo que comumente é pilotado por pessoas sem habilitação e sem o capacete, sua estrutura física não promove muita segurança, pois sua cilindrada é alta para seu tamanho, fazendo com que o condutor não consiga muitas vezes estabilidade ao pilotá-la,” pontua Raimundo Sobrinho.

Francisco da Chagas, professor no Município de Campo Maior ressalta que na sua cidade a população não respeita completamente a fiscalização, mas dando exemplo a seu filho somente pilota sua moto com o uso adequado do capacete. ”Minha moto foi uma conquista, pois caminhava muito para ir até o trabalho e agora como esforço deste trabalho tenho meu meio de transporte. Agora é a vez do meu filho, com seu esforço e trabalho também comprou sua moto, mas a ordem na minha casa é: só pode sair com o capacete no lugar certo, ou seja, na cabeça, e não no braço como muitos colocam”, relata Francisco das Chagas.

O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, é o primeiro de um ciclo de três eventos no primeiro semestre deste ano.  Os próximos fóruns serão no município de Valença (27 e 28 de maio) e em Bom Jesus (18 e 19 de junho). O Fórum de Campo Maior recebeu palestras com temas variados. Procurando abranger todos os temas relacionados à pessoa com deficiência, os temas trabalhados levantaram questões a cerca do trabalho e renda para a pessoa com deficiência, acessibilidade e mobilidade urbana, política da juventude, bolsa família e outros.  A população campomaiorense  compareceu aos dois dias de evento e demonstrou interesse e engajamento  nos temas tratados quando foi proposto as discussões na mesa redonda.