SEID realiza reunião sobre Fórum na Região do Vale do Sambito
04/05/2011 - 00:14:04

Por Ubiracy Sabóia

O segundo Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, acontecerá nos dias 27 e 28 maio  na cidade de Valença  e para acertar os detalhes do evento e repassar as informações para os gestores municipais, aconteceu hoje uma reunião na Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência com representantes das cidades do Vale do Sambito, que vão participar evento.

Na cidade de Valença, o Fórum vai atender a população do Vale do Sambito, que compreende 15 municípios piauienses. Estiveram na SEID gestores das cidades de Ipiranga do Piauí, São Félix do Piauí Valença, Francinópolis, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres e Lagoa do Sítio.

Participaram do encontro o secretário da SEID Helder Jacobina, a coordenadora do Fórum Helena Lima, Elizabeth Alves responsável pelo passe livre inter municipal  e a assistente social  do Centro Integrado de Reabilitação  - CEIR.

A pauta da reunião foi repassar para os gestores das cidades que vão participar do Fórum as informações sobre o evento. Durante dois dias a população da região e os gestores públicos terão acesso as informações  e aos serviços que o Estado disponibiliza para as pessoas com deficiência.

“Uma das maiores demandas é a procura pelo Passe Livre Intermunicipal”. Segundo Elizabeth Alves eventos como o Fórum Regional servem para esclarecer às pessoas que querem ter acesse ao benefício, bem como os gestores municipais de como atender as pessoas com deficiência nos seus municípios.

Desde 2007 quando foi criado, já foram solicitados 11.680 benefícios do passe livre e entregues 9.180 carteiras do benefício. O passe livre intermunicipal permite que a pessoa com deficiência e seu acompanhante viajem gratuitamente de ônibus no estado do Piauí.

Na reunião foi definido o local de realização do fórum em Valença. O segundo evento acontecerá na Escola Oto Martins Veloso – CAIC, localizado na rua deputado José Nunes, S/N Bairro Novo Horizonte.