Cursos da SETRE capacitam pessoas com deficiência
25/03/2011 - 00:11:48  
  
Twitter 

Superação e força de vontade. São essas virtudes que Márcia Claudia, 32 anos, afirma ter em todos os dias de sua vida. Desde os dois meses de idade ela vem gradativamente perdendo a visão em função de uma disfunção genética. Atualmente, ela enxerga apenas de um dos olhos e perde aos poucos a visão que ainda resta no olho direito. Com o sonho de ser telefonista, Márcia encontrou agora uma forma de se aproximar cada vez mais do tão almejado mercado de trabalho. 

Através de um curso financiado pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq) que é ministrado através de uma parceria federal com a Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo ela poderá se qualificar e competir por uma vaga de emprego. “Sempre tive esse sonho, de atender e lidar com as pessoas. Com esse curso vejo que esse sonho se aproxima, já que vou está qualificada para exercer a função. Moro na cidade de Timon e venho todos os dias com a maior vontade de aprender”, ressalta a estudante.

O curso de telefonista teve início na última segunda-feira (24), e conta com 30 alunos, todos com deficiência física ou visual. Sendo ministrado na Associação dos Cegos do Piauí (Acep) o curso possui uma carga horária de 200 horas/aulas e tem previsão de término no mês de maio. Além das aulas de telefonista também é realizado na própria Acep um curso de embalador de presentes que também é direcionado para pessoas com deficiência. O Planteq atual em 53 municípios totalizando 71 cursos profissionalizantes ministrados em todo o Estado do Piauí.

Fonte: Ascom SETRE/
Texto: Sânmya Meneses