CEID inaugura Centro de Apoio Pedagógico
16/08/2006 - 00:08:40  
  
Twitter 

Inauguracao Cap e Cas

A Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) inaugurou nesta quinta-feira (17) o Centro de  Capacitação Profissional  da Educação e Atendimento à Pessoa com Surdez(CAS)  e o Centro de Apoio Pedagógico para atendimento ao Pessoa com Deficiencia Visual  (CAP) que funcionam no prédio onde funcionava o colégio Estelina Dantas.  O valor da reforma e ampliação do prédio é de R$ 232 mil e foi viabilizada através da Ceid e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O Centro de Apoio Pedagógico é um projeto inédito que vai oferecer capacitação permanente para professores rede regular de ensino tanto da rede público estadual, quanto municipal e privada. Hoje esse tipo de capaciatação é feito esporadicamente através de cursos  e palestras promovidos pela Seduc ou por instituições como a Apada (Associação de Apoio aos Deficientes Visuais).

O CAS vai oferecer capacitação de professores e atendimento pedagógico e psicológico  ao aluno surdo e seus familiares. A equipe pedagogica é composta por uma coordenação pedagógica, quatro professores interprestes, instrutores para surdos, psicológo, assistente social e fonoaudiológo.

CAP oferece suporte pedagógico às pessoas com deficiência visual

Essa obra muda o atendimento para surdos e cegos no Piauí. O CAP é um projeto que existe desde 1998 e agora está sendo ampliado. O núcleo que atende deficientes visuais tem um núcleo de produção em braile que trabalha fazendo a transcrição  da escrita comum para o braile desde o ensino fundamental  até o ensino superior,o CAP também tem um núcleo de convivência  onde as turmas de pessoas com deficiencia visual vão para ter complementação curricular.

Para abrigar os dois núcleos o antigo colegio Estelina Dantas, situado na zona sul de Teresina, passou por uma ampliação e adaptação das instações físicas para atender melhor a pessoa com deficiencia. "Ampiamos o prédio, adaptamos os banheiros, construimos rampas e um laboratório de informática, trocamos instalações hidraulicas e elétricas", explica a supervisora Maria das Dores Pereira.