Cadeirantes piauienses participam de campeonato de basquete em Aracaju
15/08/2006 - 00:20:19

Por Aline Moreira

Superar desafios e mostrar o potencial no esporte. Esta é a meta de uma equipe formada por 10 atletas cadeirantes piauienses que pela primeira vez participará de um campeonato de qualificação de basquete fora do estado. Será de 15 a 20 e agosto, na cidade de Aracaju, Sergipe, onde acontece o Campeonato Regional Nordeste de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Ao todo, 10 equipes de diversos estados irão participar do campeonato. Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos (Adeft), Joaquim Tenório, que também é um dos atletas, a equipe do Piauí é uma das poucas da categoria amadora. "Somos amadores e competiremos com profissionais. Vais ser difícil", pontuou. Mesmo assim ele garante ter esperanças de conseguir uma boa classificação. "Se ficarmos entre os cinco colocados, seremos classificados para a terceira divisão do basquete brasileiro masculino em cadeira de rodas. Para nós é muito importante porque podemos mostrar nosso potencial atlético diante da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), da qual já fazemos parte", disse. Preparo físico, Tenório afirma que a equipe, que já existe há cinco anos, tem de sobra, já que eles treinam pelo menos três vezes por semana no ginásio O Verdão com o auxílio do técnico Carlos Alberto, o Carlinhos. "Por enquanto só participamos de amistosos, por isso a importância dessa competição. Mas estamos treinando intensivamente para trazermos um bom resultado", declarou. Tenório informou que o transporte para a chegada até a Aracaju foi conseguido através da Coordenadoria Estadual Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid).