Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi visita Seid
07/05/2010 - 00:15:32

Reunião com representantes da Pestalozzi

Por Vanessa Mendonça

A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) recebeu hoje a visita da presidente executiva da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenasp), Ester Alves Pacheco Henriques. Ester manifestou o interesse de conhecer as bem sucedidas ações para inclusão da PCD executadas no Piauí através do Governo do Estado.

Representante das Associações Pestalozzi de todo o país, a Fenasp trabalha para implementar medidas técnico-científico-administrativas capazes de recuperar e assistir às pessoas com deficiência, buscando integrá-las à sociedade. “O Piauí teve um avanço importante nessa área. Todo o Brasil precisa conhecer esse trabalho”, comentou Ester Henriques.

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência Helder Jacobina apresentou a Ester a rede de inclusão da pessoa com deficiência executada pela Seid em parceria com outros órgãos da administração pública estadual, prefeituras municipais e entidades da sociedade civil organizada. “Antes se fazia apenas filantropia no Piauí. Hoje temos uma política pública consistente”, afirmou o secretário, destacando ações como a implementação da rede estadual de reabilitação, a rede de educação inclusiva, regionalização de informações e serviços através dos Fóruns Regionais pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, Passe Livre Intermunicipal, além de ações voltadas para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, inclusão no mercado de trabalho e acessibilidade.

Além da Seid, Ester Henriques foi convidada pelo secretário Helder Jacobina a conhecer o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), integrante do Complexo Integrado de Reabilitação em Educação e Saúde Daniely Dias. O Ceir comemorou seu aniversário de dois anos na última quarta-feira e já realizou mais de 76 mil atendimentos nesse período. O Centro já é referência em reabilitação de pessoas com deficiência física e motora, oferecendo um serviço multi-disciplinar e individualizado e contribuindo para a melhoria de vida de milhares de piauienses.