Grande participação em palestras e oficinas marcam fórum de São Raimundo Nonato
01/05/2010 - 00:15:39

Por Vanessa Mendonça

A grande participação popular em palestras e oficinas marcaram o Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência realizado no município de São Raimundo Nonato, reunindo as cidades que compõem o território Serra da Capivara, nos dias 30 de abril e 01 de maio. O evento é promovido pela Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, em parceria com diversos órgãos da administração pública estadual, além de prefeituras municipais e entidades da sociedade civil organizada.

Durante o Fórum foram realizadas palestras sobre “Prevenção, Reabilitação e Aquisição de Órteses e Próteses”,  “Garantia de Direitos e Acessibilidade”,  “Educação Inclusiva: Um Direito Universal”.
O fisioterapeuta Aderson Luz, superintendente do Ceir, falou sobre o atendimento em reabilitação executado no Centro, e também sobre quais os procedimentos a serem adotados para a consecução de órteses e próteses da Oficina Ortopédica do Ceir.Aderson Luz explicou ainda aos participantes como atuará o Ceir Móvel, unidades móveis do Centro, que percorrerão o Piauí para que sejam feitas medições de órteses e próteses de pessoas com dificuldades de locomoção.

Já a promotora Marlúcia Evaristo, representante do Ministério Público Estadual, destacou a importância de as PCD conhecerem os seus direitos e lutarem por ele. “Um coisa que pouca gente sabe é que a recusa de matrícula de um aluno com deficiência é crime”, relatou a promotora. Marlúcia Evaristo falou ainda sobre instrumentos jurídicos que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência e que devem ser respeitados.

“As palestras foram muito proveitosas porque adquirimos um conhecimento que não tínhamos. Além disso, seria importante que mais eventos como o Fórum acontecessem na região. Muitas vezes, a gente deixa de ter acesso a alguma coisa apenas por falta de informação”, comentou a estudante de Serviço Social Solange Soares, do município de São Raimundo Nonato.

Outro ponto importante do Fórum foram as oficinas técnicas, que abordaram temas como acessibilidade, educação, prevenção de acidentes no trânsito, empregabilidade, Passe Livre Intermunicipal, direitos das pessoas com deficiência, braile. “Essa é uma iniciativa excelente. É importante que a gente sempre aproveite oportunidades como essa que o Fórum está nos dando de nos capacitarmos e tirarmos dúvidas”, opinou a professora Vera Lúcia da Mata, de Capitão Gervásio Oliveira, que participou da oficina de Práticas Educacionais Inclusivas. “Só quem ganha somos nós, que oferecemos um trabalho melhor e as pessoas com deficiência, que poderão receber um atendimento de acordo com suas necessidades”, acrescentou.