Caminhão Digital capacita mais 376 jovens em informática
08/08/2006 - 00:12:56  
  
Twitter 

08/08/2006 17:22
por Elza Muniz

Trezentas e setenta e seis pessoas concluíram, nesta terça-feira, 8, o curso de informática promovido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) na Escola Móvel de Inclusão digital, conhecida como Caminhão digital. A formatura ocorreu pela manhã, no Clube Luís Batista, na comunidade Usina São José, em Nazária, e foi prestigiada pela coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, e da secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Janaína Mapurunga.

A dona de casa Hilma Maria de Araújo, de 21 anos, mãe de dois filhos, disse que o caminhão facilitou seu acesso à informática. “Para quem mora aqui, em Nazária, é uma dificuldade ter que se deslocar até Teresina para estudar, imagine para fazer um curso extra de informática”, frisa.

As turmas são mistas. Muitas pessoas já têm uma profissão, como João da Cruz, além de  jovens que estão começando o primeiro emprego e já perceberam que os conhecimentos de informática fazem toda a diferença. É o caso de Patrícia da Silva Moraes, que está entrando no primeiro emprego.

Para o técnico em eletrificação João da Cruz Silva, de 44 anos, o curso foi importante, pois acrescentou conhecimentos de informática a sua profissão. “Eu agradeço a oportunidade de ter esse acesso à informática, sou técnico em eletrificação rural e acho que o curso poderá ajudar muito no meu trabalho”, diz.

“Não conhecia nada de informática, mas agora já me sinto mais segura, e esses conhecimentos foram decisivos na hora de eu ser contratada”, revela uma das alunas que há seis meses trabalha na Cerâmica Mafrense.

De acordo com a secretária Janaína Mapurunga, ao todo, são 1.800 jovens que estão sendo capacitados na área de informática; 376 jovens foram capacitados somente em Nazária. “Oferecemos informações que facilitam o acesso à informática e ao mercado de trabalho”, destaca.