Seid participa da 9ª Reatech
26/04/2010 - 00:11:49  
  
Twitter 

Por Vanessa Mendonça

A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) participou do Encontro Nacional de Órgãos Estaduais e das Capitais Brasileiras Responsáveis pelas Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, realizado pela Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). O evento faz parte da 9ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão (Reatech) e contou com a participação do Ministro Paulo Vannuchi SDH/PR.

De acordo com Helena Lima, gerente de articulação da Seid e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Piauí (Conede-PI), o principal objetivo do encontro foi apresentar a Política Nacional desenvolvida pelo Governo Federal na área de inclusão da pessoa com deficiência. “Além disso, foi delineada uma rede para o desenvolvimento conjunto de políticas para a inclusão da pessoa com deficiência”, comenta Helena Lima.

Durante o Encontro foram discutidos temas como: Boas Práticas da Agenda Social, Plano de Ação da Década das Américas pelos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência 2006-2016, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Pobreza e Deficiência, Monitoramento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Trabalho em Rede.

Participaram ainda do Encontro a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maior, e a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Granja.


Direitos Humanos na Reatech 2010

Sobre a 9ª edição da Reatech, Helena Lima comenta que a SDH/PR montou um estande de 357 metros quadrados, simulando uma praça com equipamentos urbanos, piso tátil, orelhões, agência bancária, terminal de parada de ônibus, sala de recursos multifuncional, entre outros produtos, equipamentos e serviços adaptados à utilização por parte de pessoas com deficiência concebidos com desenho universal.

A SDH/PR também promoveu uma reunião entre os Conselhos Municipais e Estaduais e gestores públicos das Cidades e Estados – sede  Copa do Mundo de 2014 para planejamento do acompanhamento com relação à acessibilidade dos estádios, entorno, transportes e rede hoteleira.

Um dos pontos altos da Feira foi a discussão do Plano Diretor da Campanha Acessibilidade – Siga Essa Idéia. Segundo Helena Lima, a proposta do Plano Diretor da Campanha Acessibilidade é aprimorar o Plano atual, ampliando as possibilidades de trabalho em rede, envolvendo ainda mais conselhos, federações, associações, personalidades, tribunais de contas, ministério público, entre outros atores na campanha.

 O foco prioritário do Plano Diretor será a Copa do Mundo 2014, além das Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, já que esses eventos trazem possibilidade reais de transformações para o país, para as cidades sede e circunvizinhas.