Rejane Dias com PCD
A Assembléia Legislativa homenageou nesta terça-feira (08), à noite, 47 personalidades que se destacam ao mundo da política, da saúde e em causas sociais como a atenção à pessoa com deficiência. A coordenadora da Ceid, Rejane Dias foi uma das homenageadas com a medalha do mérito legislativo em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela inclusão da pessoa com deficiência no estado.
A Coordenadora da Ceid, Rejane Dias, agradeceu a homenagem e dedicou às pessoas e entidades que contribuíram com o trabalho da Ceid ao longo desses três anos. “Dedico essa medalha de reconhecimento às pessoas com deficiência e às entidades que trabalham por essa causa”, disse ela.
A solenidade marcou as primeiras homenagens que o legislativo estadual prestou com a Medalha do Mérito Petrônio Portella, dedicadas ao governador Wellinton Dias e ao senador Heráclito Fortes. A homenagem é um reconhecimento àquelas personalidades que se destacarem na atividade política, tanto em nível nacional quanto estadual e municipal. “Dá orgulho saber nosso estado tem profissionais que se destacam em áreas tão diversas”, disse o governador Wellington Dias ao receber a homenagem.
O presidente da Assembléia, Temístocles Filho, agradeceu o empenho das personalidades homenageadas em prol de uma causa comum: o Piauí e agradeceu as parcerias que permitiram a viabilização de conquistas recentes como o prédio do anexo e a TV Assembléia, que em breve deve entrar no ar.
Reconhecimento nacional – Entre os homenageados também tem figuras nacionais como a deputada federal, Luci Choinacki, indicada para homenagem pela deputada Flora Isabel. Ela é autora da lei que concede aposentadoria para todas as donas de casa. “Dedico essa homenagem a todas as mulheres”, disse durante solenidade.
Além da Medalha do Mérito Petrônio Portella, a Assembléia também instituiu outras três de reconhecimento: a medalha do mérito Francisca Trindade, em reconhecimento para quem se destacar no campo das obras voluntárias sociais; ex-governador Dirceu Arcoverde, para os que se destacarem na área da saúde; e Jornalista Carlos Castelo Branco, a quem se sobressair no campo da comunicação social.
A Assembléia homenageou cada uma dessas quatro personalidades com uma placa de reconhecimento a ser entregue a um familiar dos homenageados, no caso o irmão de Portella, o ex-governador Lucídio Portella, a mãe da deputada Trindade, a viúva de Arcoverde, dona Maria José, e Lucília Castelo Branco, em nome do jornalista Carlos Castelo Branco. Confira a relação:
EWERTON NEGRI PINHEIRO
LUIS JOSE R. OSORIO LOPES
GASPAR DIAS FERREIRA
PASTOR NESTOR H.G. MESQUITA
CELSO BARROS COELHO
REGINALDO M DE CARVALHO
ALCENOR B. ALMEIDA
DEP. FED. LUCI CHOINACKI
JOSÉ NILSON REBELO SAMPAIO
JOAQUIM BARBOSA A. NETO
JUAREZ TAPETY
JOSÉ LEÃO A. DE CARVALHO
SENADOR SIBÁ MACHADO
REJANE RIBEIRO SOUSA DIAS
SENADOR MÃO SANTA
DEP. HOMERO CASTELO BRANCO
FIRMINO DA SILVEIRA SOARES FILHO
DOM ALFREDO SHAFFLER
JOSE MARIA MEDEIROS
SILVIO MENDES
CIRO NOGUEIRA
ODIVAL RESENDE
ISAIAS VIEIRA DA SILVA (IN MEMORIAN)
JOSÉ NERI DE SOUSA
RAIMUNDO VAZ C. NETO
SEGISNANDO ALENCAR
TEN.CEL.ANTONIO C.A.ROCHA
WALDEMAR DE MOURA SANTOS
SENADOR HERÁCLITO FORTES
MOISÉS DOS MARTÍROS
ANTONIO R. DE S. NETO
EDVALDO PEREIRA DE MOURA
CEL. FRANCISCO PRADO AGUIAR
MAJOR CRISTIANO GOMES DE PAULA
TEN. FRANCISCO DO VALE ANDRADE FEITOSA
MARIA DO CARMO DE MESQUITA MELO
DOMINGOS SÁVIO DE GALIZA
FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS
JOÃO MARCELO DE MACEDO CLAUDINO
JOSÉ RIBAMAR NOLETO DE SANTANA