Fórum de Oeiras atinge objetivos de capacitação
22/03/2010 - 00:21:50

Por Ubiracy Sabóia

O Fórum Regional Para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado na cidade de Oeiras no último final de semana, alcançou seu objetivo principal: capacitar multiplicadores. Esta é avaliação do coordenador do evento, diretor de Gestão da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina.

“Todos dos 17 municípios da região do Vale do Canindé mandaram representantes e foram mais de 500 pessoas capacitadas”, frisou.  Ele explicou que intenção da Seid é essa de levar informações para o interior do Piauí, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com deficiência (PCDs) aos seus direitos legais e aos serviços que o Governo do Estado disponibiliza.

Para o coordenador do evento, o resultado foi atingido porque os municípios são a porta de entrada para as políticas públicas e os ser participação dos  serviços que as PCDs necessitam. "Ao formarmos os multiplicadores de informação nos municípios, cumprimos nosso objetivo com o evento", frisou Helder Jacobina.

Foram realizadas 12 oficinas temáticas sobre diversos assuntos: como saúde, educação, direitos, serviços, prevenção de deficiências, elaboração de projetos para a captação de recursos. A oficina mais procurada foi na área da educação: Práticas Educacionais Inclusivas para Professores da Rede Regular de Ensino conseguiu reunir cerca de 150 participantes, no ginásio Santaninha em Oeiras. A professora Maria de Fátima Macedo, que ministrou a oficina disse que a procura é o resultado da necessidade de capacitação dos professores da rede regular. Segundo ela, eles devem estar  preparados para receber o aluno com deficiência na sala de aula.

A professora da rede municipal de Oeiras, Edirlane Moura, participou na oficina de educação e achou válida e positiva a ação da SEID. Ela confirmou que havia uma carência neste aspecto; “quando comecei a dar aula não sabia como lidar com a pessoa com deficiência, agora todos nós temos que nos preparar para esta realidade”, frisou. Ela lembrou que as escolas têm que recebe o aluno com deficiência e o professor deve estar apto a trabalhar com ele.

O administrador de empresas João Airton Porto ministrou a oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. “A nossa oficina superou a expectativa, na quantidade de participantes e no interesse das pessoas em aprender a fazer projetos para captação de recursos”, frisou.

O Fórum do Vale do Canindé contemplou as cidades de Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Oeiras, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Wall Ferraz, Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Isaias Coelho, Santo Inácio do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Simplício Mendes.

Além do Vale do Canindé, já foram realizados os Fóruns nas cidades de Floriano (no Território dos Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira), Picos (Território do Vale do Rio Guaribas).  Esperantina (Território dos Cocais), de Uruçuí (Território Tabuleiros do Alto do Parnaíba), Parnaíba (Território da Planície Litorânea).

O próximo Fórum acontecerá na Região da Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato.