Parnaíba realiza 5º Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência

27/02/2010 16:13
por Marcos Prado
Foto: Elza Muniz

Uma bela festa marcou a abertura do 5º Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – Todos pela Inclusão, na noite da sexta-feira, (26), em Parnaíba. O governador do Estado, Wellington Dias, a Secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, além prefeitos, secretários e lideranças políticas da região, participaram do evento que foi realizado no Liceu Parnaibano.

O Balé Municipal de Luis Correia, formado por 12 crianças atendidas no município, apresentou “O Encanto de Dançar” e, literalmente, encantou a todos os presentes. A presença das pequenas Kauane Lima, 9 anos, portadora de Síndrome de Down, e Lorena Cecília, 4 anos, portadora de deficiências múltiplas, deu o toque especial à apresentação.

O Fórum, promovido pela Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), reuniu centenas de pessoas, que puderam acompanhar de perto o resultado do investimento do governo nessa área. Várias apresentações artísticas foram mostradas, todas com a participação de pessoas com algum tipo de deficiências.

Na oportunidade o governador, acompanhado da primeira dama, fez a entrega de órteses e próteses, produzidas na oficina ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação, para crianças e jovens da região. Ainda na abertura foram assinados convênios com os municípios nas áreas de turismo, saúde e infra-estrutura, além da entrega de um ônibus para a Unidade de Equoterapia de Parnaíba e de um veículo para o Hemocentro do mesmo município.

Ao todo, 19 municípios da região da Planície Litorânea participam do evento que inclui uma série de palestras e mais de 10 oficinas. Rejane Dias explicou que o Fórum tem como objetivo interiorizar os serviços oferecidos pela Seid. “O que queremos é levar o passe livre intermunicipal, distribuir ainda mais órteses e próteses da oficina do Ceir, além de levar informações sobre a prevenção de deficiências para todos os municípios do Piauí. A descentralização é fundamental para a reabilitação”, enfatizou a secretária.

“Essa é a prova de que investir nessa área dá resultado. Estamos vendo aqui essas crianças e jovens que antes não tinham apoio mostrando todo o seu talento. Fico muito feliz, pois sei que isso só tende a crescer. Fóruns como esses são de extrema importância, pois assim vemos de fato os resultados que conseguimos e ainda nas oficinas vamos poder estabelecer e fomentar novas políticas públicas para as pessoas com deficiência”, frisou Helena Lima, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O público-alvo do Fórum é formado por pessoas com deficiência e seus familiares, agentes comunitários de saúde, professores, e servidores públicos das áreas saúde, educação, assistência social, acessibilidade, ONGs e pessoas interessadas na temática abordada.

Já no sábado a secretária Rejane Dias faz um balanço das ações da Seid, destacando os avanços e desafios para inclusão da pessoa com deficiência no Piauí. Além disso, vão ser realizas 11 oficinas com temas que inclui desde a orientação para elaboração de projetos, os direitos da Pessoa com deficiência, o passe livre intermunicipal e dentre outros assuntos.