Guadalupe ganha clínica de fisioterapia da Seid
13/12/2009 - 00:17:17

Clínica de fisioterapia de Guadalupe

Por Redação CCOM

A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, inaugurou neste sábado, 12, na cidade de Guadalupe, a 380 km de Teresina, mais uma Clínica de Reabilitação que faz parte da rede de reabilitação intermunicipal. A solenidade contou as presenças d o secretário das Cidades, Flávio Nogueira, da Saúde, Assis Carvalho, e o presidente Executivo do Ceir, o médico Francisco Alencar. A clínica recebeu o nome Pedrina Silveira, o mesmo nome do hospital onde ela vai funcionar que tem como diretora Diva Maria dos Santos.

Nos serviços de reforma do hospital para a construção da clínica e compra de equipamentos novos foram investidos recursos da ordem de R$ 183.681.72. A Clínica foi construída pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).  Rejane Dias e toda a sua comitiva foram recebidas pelo prefeito Wallen Rodrigues Mouzinho, que achou de grande importância o serviço para a população. No total, serão atendidas aproximadamente 558 pessoas com deficiência física e motora residentes em Guadalupe.

“Nós vamos entregar 34 clínicas e vai ficar faltando mais seis para completar as 40 como planejamos. Esta representa a maior rede de reabilitação do Brasil, que já serve como exemplo para outros estados que estão vindo aqui conhecer a experiência no Piauí”, disse Rejane Dias.
Segundo ela, o próprio Ministério da Saúde já indica o Estado do Piauí para ser conhecido pelos estados que desejam adquirir experiência nesse setor. “Nós montamos e estamos estruturando e concluindo uma das maiores redes”, declarou a secretária.

O secretário de Saúde, Assis Carvalho, falou que além de se investir em saúde preventiva, o setor de reabilitação também é tido como de eztrema importante para a vida humana. “A gente sempre faz um apelo para que a saúde preventiva seja valorizada para que as pessoas não terminem em um leito de um hospital ou em um espaço de reabilitação”, destacou Carvalho.

Já o secretário das Cidades, Flávio Nogueira, disse que a Clínica integra o projeto de desenvolvimento de uma cidade. “Um centro destes é de enorme importante por conta da necessidade porque as pessoas não vão precisar mais se deslocar para Teresina ou outras cidades para se beneficiarem dos serviços”, declarou.

A secretária da Seid agradeceu também a toda a bancada federal pelo apoio às emendas que destinam recursos para os projetos na área de saúde e citou o nome também do deputado Júlio César daquele município, pelo apoio no projeto de implantação da Clínica naquela cidade.