Solenidade marca o final do processo seletivo da AACD
01/08/2006 - 00:12:53

Ceid e AACD comemoram parceria e elogiam processo seletivo

Por Aline Moreira

No dia em que a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) completa 56 anos de existência, foi concluído o processo seletivo dos profissionais da área de reabilitação física que devem ser absorvidos no quadro funcional do Centro Integrado de Reabilitação previsto para ser entregue ate o final desse ano.

Uma solenidade no auditório da Faculdade de Ciência Médicas (Facime) hoje pela manhã, marcou o encerramento do processo e reuniu os 48 profissionais que serão treinados na AACD de São Paulo durante um mês.

Ao todo, 13 técnicos da AACD já vieram a Teresina desde o início do processo seletivo. O diretor clínico da instituição, Antonio Fernandes, parabenizou os profissionais e ressaltou sobre a importância do treinamento. “O número de profissionais e serviços que a AACD oferece cresce a cada dia, mas também cresce a quantidade de pessoas que precisam de atendimento, porque o Brasil é um país carente em tratamento de reabilitação. Por isso é preciso que mais profissionais sejam capacitados”, destacou.

Para o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa, que irá administrar o Centro Integrado, estes profissionais só têm a ganhar com o treinamento. “Vocês começarão a reaprender a lidar com a pessoa humana, porque reabilitar é ensinar a reaprender. E fazendo tudo com amor, nada será impossível, porque quando se vive o amor, a vida é simples”.

A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, frisou sobre os critérios utilizados para a seleção. “Não houve outro critério que não fosse o da competência. Nós só temos é que nos orgulhar pelo alto nível de todos os candidatos que participaram do processo. O Centro Integrado vai atender as pessoas menos favorecidas, que não têm condições de pagar um tratamento digno para seus filhos”, finalizou.

Processo seletivo agrada profissionais, que afirmam estar ansiosos pelo treinamento

Transparência. Este foi o principal adjetivo citado pelos profissionais em relação à seleção. Desde o início, os candidatos que participam da seleção para qualificação em reabilitação física aprovaram a parceria entre a AACD e o Governo do Estado.

Para a assistente social, Izabel Hérica Matias, tudo foi marcado por transparência e democracia. “Não só o conhecimento da área pesou, mas demonstrar como poderíamos contribuir e o que poderíamos oferecer na realização do nosso trabalho. Espero adquirir novos conhecimentos para repassar aos colegas e sobretudo para trabalhar com eficiência”, disse.

A psicóloga infantil, Lígia Damasceno, declarou que a expectativa é grande para essa nova experiência. “Vamos com muita sede de conhecimento, já que vou trabalhar em uma área nova. Para mim será um desafio, pois vou ter de descobrir até onde posso chegar e até onde posso avançar”, explicou.

O educador físico, Childerico Pereira, disse que há dois anos já trabalha com pessoa com deficiência, mas para ele a AACD irá proporcionar maior experiência, já que é referência nacional. “Poderei me especializar mais ainda na questão do tratamento multidisciplinar”, informou.

Album de fotos