Simpósio de Biomedicina homenageia Rejane Dias
06/11/2009 - 00:12:40  
  
Twitter 

por Aline Moreira

A discussão de temas atuais como as pesquisas com células tronco, norteiam o II Simpósio Piauiense de biomedicina, que iniciou nesta quinta-feira (5) e segue até o dia 7, no auditório da Federação das Insdútrias do Estado do Piauí (Fiepi). Com o tema “Ciência e Saúde a serviço da humanidade”, o evento é organizado pela faculdade Face junto ao Instituto Nacional de biomedicina.

Profissionais de outros Estados, estudantes e pesquisadores estarão presentes no encontro que será uma oportunidade de troca de experiências através das palestras, mesas-redondas, mini cursos e apresentação de trabalhos. Durante a abertura, foram prestadas homenagens a personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da biomedicina no Piauí. Entre as homenageadas, a secretária para Inclusão da Pessoa com Dieficiência (Seid), Rejane Dias, pelas ações desenvolvidas à frente da Seid.

Para a organização do evento, o trabalho realizado pelo órgão incentiva pesquisas sobre a prevenção de deficiências. Para a secretária, temas como biosegurança em laborátórios, céluas tronco, vírus Influenza A, obesidade e desnutrição, que serão discutidos no Simpósio, são de extrema importância porque toda a população tem interesse pelos assuntos. Ela agradeceu a homenagem e disse que lembrou que a secretaria ainda tem muito trabalho pela frente. “Acredito que estudos como estes podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, disse.