Ceid realiza ciclo de palestras em Beneditinos
28/07/2006 - 00:12:48  
  
Twitter 

Coordenadora da Ceid - Rejane Dias

Por Aline Moreira

Neste domingo (30), no município de Beneditinos, acontecerá um ciclo de palestras direcionados a pessoa com deficiência (PCD) realizado através da Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid). A sede dos Casais Encontristas sediará o encontro que deverá durar toda a manhã. 

O objetivo é a capacitação e conscientização da população local sobre as políticas públicas estaduais voltadas as pessoas com deficiência. Beneditinos é um dos municípios que possuem maiores índices de PCDs do estado, 19,42%, segundo o IBGE, número que chega a ser superior a média estadual, 17,6%.

Técnicos da Ceid, Sasc e Secretaria de Saúde irão conduzir as palestras que têm como temas: Acessibilidade e Inclusão, Políticas Públicas de Inclusão a PCD no Estado, Sistemática da Saúde em Relação à PCDs, Orientações Sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Fonte de Recursos e Elaborações de Projetos de Atenção a PCD.

Segundo o coordenador de acessibilidade da Ceid, Mauro Eduardo, uma das metas dos ciclos de palestras que a Ceid vem realizando, é interiorizar as ações da coordenadoria, ampliando o acesso as informações. \"Muitas vezes as pessoas pensam que acessibilidade é a construção de uma rampa, por exemplo. Mas vai muito além. Acessibilidade é fazer com que as pessoas tenham acesso à educação, saúde, transporte. É garantir-lhes o direito do cidadão de ir e vir que a constituição brasileira determina\", pontua.

A gerente de articulação da Ceid, Helena Lima, explica que tanto as pessoas com deficiência como toda sociedade precisam estar cientes dos direitos que lhes são garantidos perante a lei. \"A políticas públicas passam pelo norteamento das ações governamentais para pessoas com deficiência e sendo a Ceid um órgão articulador, temos de fiscalizar essas políticas. Trabalhamos em parceria com todos os órgãos do Estado e com entidades não governamentais para fazer com que os benefícios cheguem até as pessoas que precisam. Neste trabalho procuramos também sensibilizar os municípios para que no futuro eles possam criar seus próprios órgãos como a Ceid\", declarou.