Dia Nacional do Surdo comemorado com festividade em Teresina
25/09/2009 - 00:08:59  
  
Twitter 

Por Vanessa Mendonça

No dia 26 de setembro é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Surdo. Em Teresina, as festividades alusivas à data serão realizadas nesta sexta-feira (25), a partir das 8h30, no Círculo Militar. O evento é organizado pela Associação dos Surdos de Teresina (Aste), Centro de Apoio ao Surdo (CAS) e Colégio Professora Consuelo Pinheiro (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). 

O Piauí comemora a data desde 2006. Este ano, serão lembradas grandes vitórias das pessoas surdas, como a expansão da Língua Brasileira de Sinais (Libras – oficializada em 2002), a inserção das pessoas surdas no mercado de trabalho e desenvolvimento de tecnologias com essa finalidade, garantia de direitos, inserção no vestibular (com a garantia da redação corrigida por pessoas conhecedoras de libras), redução da discriminação, inclusão no programa Passe Livre.

Porém, de acordo com Alviberta Cavalcante, uma das diretoras da Aste, ainda é preciso avançar muito na garantia do respeito e da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. O principal obstáculo, segundo as entidades ligads à causa, ainda é a inclusão escolar. “Mesmo com tantos desafios, a comemoração acontecerá pelo quarto ano seguido como forma de elevar a auto-estima das pessoas surdas e de festejar suas conquistas”, relatou a diretora.

 Dia Nacional do Surdo

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado apenas no dia 29 de outubro de 2008, através da Lei 1.976/2008. Porém, há muitos anos as entidades ligadas à causa das pessoas com deficiência auditiva realizam atividades nessa data em comemoração às suas conquistas e como forma de reforçar suas ações no sentido de despertar e sensibilizar a consciência dos brasileiros para as dificuldades encontradas no cotidiano das pessoas surdas.

A data de 26 de setembro foi escolhida por lembrar a inauguração, em 1857, por iniciativa do imperador Dom Pedro II, da primeira escola para Surdos do Brasil, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A oficialização do Dia Nacional do Surdo é resultado do projeto de lei 1.791, de 1999, proposto pelo então Deputado Federal Eduardo Barbosa, amigo, apoiador e conhecedor da causa dos Surdos. Após quase dez anos de tramitação, a matéria foi modificada, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula.

Programação do Dia Nacional do Surdo em Teresina:

8h30: Abertura / Formação da mesa de honra

          Execução Hino Nacional – Coral ‘Mãos que encantam’

          Apresentações artísticas       

10h: Desfile do Garoto e Garata Surdo (a)

        Competições esportivas e atividades recreativas 

13h: Feijoada

14h: Gincana e dinâmicas em grupo 

17h: Entrega de medalhas e escolha dos Garoto e Garata Surdo (a)