Ministério das Cidades contempla São Gonçalo do Pi R$ 146 mil para acessibilidade
27/07/2006 - 00:11:37  
  
Twitter 

Pessoas com deficiência

Por Elza Muniz

São Gonçalo do Piauí vai investir R$ 146 mil em acessibilidade. O município é um dos 37 municípios brasileiros contemplados com a liberação de recursos para projetos de acessibilidade junto ao Ministério das Cidades através do Programa Mobilidade Urbana com recursos do Orçamento Geral da União 2006.
 
Segundo o IBGE, São Gonçalo do Piauí é a cidade do Brasil com maior índice de pessoas com deficiência. Enquanto a média de pessoas com deficiência no estado é de 17% em São Gonçalo esse número é de 33,4%.  “Escolhemos São Gonçalo do Piauí pelo elevadíssimo índice de pessoas com deficiência. Queremos fazer em São Gonçalo um projeto piloto na área de acessibilidade assim como fizemos com o Fome Zero em Guaribas”, destaca a coordenadora da Ceid, Rejane Dias.

O projeto de acessibilidade para São Gonçalo foi elaborado e apresentado através da Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid). “Diante dessa realidade sentimos a necessidade de trabalharmos mais efetivamente no sentido de garantir o acesso pleno às pessoas com deficiência do município”, explica o coordenador de acessibilidade da Ceid, Mauro Eduardo.

“Se há dificuldades sobre acessibilidade nas grandes cidades, imagine em uma cidade pequena, por isso elegemos São Gonçalo como uma das prioridades pois mais uma vez conseguimos essa grande conquista para as pessoas com deficiência”, diz Mauro Eduardo.

Confira relação dos municípios contemplados: