Fórum de Picos reúne mais de 2 mil pessoas
19/09/2009 - 00:18:00

Ônibus adaptado

A secretária da Seid Rejane Dias mobilizou nesta sexta-feira,19, milhares de pessoas, autoridades municipais e estaduais do Território do Vale do Guaribas – no município de PIcos para a segunda edição do Fórum Regional de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que foi aberto por volta das 19h30 minutos, com representante de 40 municípios da região. O encontro aconteceu na quadra da Escola Santa Rita, no Bairro Canto da Várzea. Em seu discurso de abertura, a secretária Rejane Dias disse que não tem como pensar em tudo o que estão pensando em programas e ações voltados para a pessoa portadora de deficiência se não tiver o envolvimento dos gestores municipais.

“Entedemos que é importante e vamos trabalhar cada vez mais de forma integrada com os municípios para que estas ações possam chegar onde as pessoas residem. Sejam ações que incluem a acessibilidade nas escolas e as escolas municipais também têm que se prepararem para atender as pessoas com deficiência; trabalhar também a reabilitação nos municípios, com a instalação dos centros de reabilitação; a acessibilidade nas cidades e nos prédios públicos”, destacou a secretária da Seid que apontou também outras garantias de direitos das pessoas com deficiência.

Antes da abertura do fórum aconteceu também a visita ao ônibus adaptado a pessoa com deficiência. A cadeirante Angelina de Sousa Leal, 40 anos, impossibilitada de andar por conta de um acidente automobilístico disse que se sentiu muito bem ao entrar no ônibus com sua cadeira, por ver o progresso da inclusão aos portadores de deficiência. Ela destacou também os avanços nas políticas voltadas para a inclusão com a participação da secretária Rejane Dias. “Antes não tínhamos uma política tão intensa”, avaliou.

O evento foi marcado também pela entrega de 26 equipamentos incluído prótese, órteses e cadeira de rodas. Outras pessoas também foram beneficiadas. O aposentado Francisco Alves que teve AVC há quatro anos e não podia se deslocar sem uma muleta, hoje devolveu a que tinha emprestada e ganhou uma nova. “A minha muleta era emprestada porque eu não tinha condição de comprar”, disse. O Fórum continua no dia 19, sábado, com oficinas e outras atividades.