CEIR participa do Fórum Regional
20/08/2009 - 00:12:08

Por Edson Costa

Nos dias 21 e 22 deste mês, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência Física (SEID) realiza, em Floriano, o Fórum Regional pela Inclusão de Pessoa com Deficiência. O evento reúne os 19 municípios que compõem o Território dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira. Na ocasião, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) entregará materiais ortopédicos e realizará palestras.

Três cadeiras de roda, três próteses e uma órtese serão entregues pelo Ceir, através de sua Oficina Ortopédica, para os moradores de Floriano e região que fizeram a solicitação dos aparelhos no último mês. Além disso, poderão ser feitos novos pedidos.

Durante a manhã de sábado (22), o superintendente executivo do Ceir, Francisco Alencar, ministrará uma palestra com o tema “Prevenção, Reabilitação e Aquisição de Órteses e Próteses”. A partir das 14h será realizada a Oficina “Órteses e Próteses”, onde o superintendente multiprofissional da instituição, Aderson Luz Carvalho, passará mais informações sobre o processo de produção e solicitação de peças de auxílio à locomoção através da Oficina de Ortopédica.

A assistente social do Ceir, Socorro Ribeiro, estará disponível durante todo o Fórum para orientar os participantes a respeito dos procedimentos necessários para que um paciente dê entrada no Centro Integrado de Reabilitação. “Também vamos entrar em contato com as secretarias municipais de saúde das prefeituras da região para tirar dúvidas sobre como podem fazer a medição de um paciente para solicitar sua cadeira de rodas. Isso é necessário porque o deslocamento de alguns pacientes até a Oficina Ortopédica do Ceir é, em muitos casos, difícil”, afirma Socorro. A orientação visa a agilizar a entrega de cadeiras de roda para o interior do Estado.

O Centro Integrado de Reabilitação fará a entrega de folders informativos sobre a Rede Estadual de Reabilitação, Projeto Pense Bem AVC – realizado pela Associação Reabilitar -, e Oficina Ortopédica.