Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência: Seid e prefeitos discutem ações
06/07/2009 - 00:13:33

Por Vanessa Mendonça

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) retoma, a partir do dia 21 de agosto, os Fóruns para Inclusão da Pessoa com Deficiência. Ao todo, serão realizados fóruns em 10 cidades-pólo, a partir de parcerias entre governo do estado, prefeituras e Ministério Público Estadual, além de entidades como a OAB-PI. O primeiro fórum acontece entre os dias 21 e 22 de agosto, em Floriano. Hoje, a Seid realiza reunião, no auditório da APPM, com os prefeitos das cidades-pólos e dos municípios circunvizinhos, para apresentar a eles como serão realizados os fóruns.

Os fóruns para Inclusão da Pessoa com Deficiência foram realizados pela primeira vez em 2004, levando a todo o estado informações sobre direitos e inclusão, além de serviços para as pessoas com deficiência. Nessa nova edição, os fóruns contarão com a participação da Seid, das secretarias estaduais de Saúde, Assistência Social e Cidadania, Educação e Transportes, Detran, Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, CCom e OAB-PI.

Dentre os serviços a serem oferecidos estão, por exemplo, o programa Cidadania Ativa, da Sasc, que leva ao interior do estado serviços de emissão de documentos e cabeleireiro. Outro serviço importante será o do Ceir, que disponibilizará uma equipe multidisciplinar (ortopedista, assistente social) para a confecção de levantamento das necessidades de órteses e próteses nas cidades contempladas pelas atividades de cada fórum.

O primeiro fórum deste ano será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em Floriano, beneficiando ainda as cidades de: Arraial, Francisco Ayres, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Paes Landim, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Flores do Piauí, Itaueira, Pajeú do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Tamboril do Piauí.