Presidente da AACD diz que CEIR é melhor centro de reabilitação do Brasil
02/07/2009 - 00:09:40  
  
Twitter 

Presidente da AACD recebe Medalha do Mérito Renascença

Redação CCOM

O Piauí possui o melhor centro de reabilitação do país, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A afirmação é do presidente voluntário da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Eduardo de Almeida Carneiro, que foi agraciado na noite dessa quarta-feira (1º), com a medalha do Mérito Renascença, em solenidade realizada no auditório do Ceir.

O presidente esteve em Teresina para a abertura do curso de Formação de Voluntariado, que será ministrado pela gerente de Voluntariado da AACD, Magda de Jesus, que possui mais de 20 anos de experiência no assunto. Com duração de 18 horas, o curso terá a participação de 200 pessoas, um número bem inferior ao de inscritos, que superou todas as expectativas da organização.

Segundo a secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, o curso visa despertar nas pessoas o espírito de solidariedade e levá-las ao trabalho voluntário, mas de forma qualificada. “Depois desta experiência, outras esferas do governo irão adotar o modelo de gestão compartilhada, onde o público e o privado se aliam ao terceiro setor, implantando os bons exemplos colhidos no voluntariado”, explicou.

Para o médico e presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa, o entrelaçamento dos três setores da economia, público, privado e o voluntário, facilita o desenvolvimento econômico e humano. Ele garante que a Associação, que é responsável pela gestão da Ceir, olha as pessoas como detentoras de direito e não como o terceiro setor sendo um setor de caridade. “O voluntariado representa um exercício de amor ao próximo”, salientou.

Encantado com a estrutura do Ceir, o presidente da aacd afirmou que se surpreendeu com o que encontrou. Por problemas de voos, ele não pôde estar presente à época da inauguração do centro, mas disse que pelo trabalho do Governo do Estado, que sempre se empenhou em copiar o que há de melhor no atendimento a pessoas com deficiência, o local não poderia ser diferente.

“Nós da AACD é que devemos ao Piauí e não o contrário. Esse é um exemplo que deve ser seguido em todo o Brasil”, declarou. O governador Wellington Dias destacou a importância de trabalhar para que as cidades sejam cada vez mais acessíveis. Por isso a preocupação do governo em transformar São Gonçalo do Piauí, que contém o maior número de PCDs do país, 33,4% da população, com algum tipo de deficiência, uma cidade completamente acessível.“Queremos trabalhar para que ela sirva de modelo de acessibilidade no país”, enfatizou.

Homenagem

A solenidade deu lugar a homenagens que emocionaram ao público. Entre elas, a apresentação do coral do Ceir, formado por funcionárias da instituição, que apresentaram uma canção composta por uma paciente, a cadeirante, Elcimara Barbosa. Com uma deformidade chamada Seringomielia, que deforma a medula do paciente, ela é atendida a cerca de um ano pelo Ceir.

A música declara sua gratidão pelo trabalho desempenhado pelos funcionários do centro, parabenizando pelo aniversário de um ano da instituição. “O tratamento tem me ajudado na recuperação. Eu já consigo andar dentro da piscina, é um milagre!”, destacou.

O presidente da aacd, recebeu também uma tela pintada pelo paciente, Ruan Carlos, de 17 anos, que também tem uma lesão na medula e confeccionou a obra durante o tratamento no Ceir. O quadro é uma releitura de uma obra do artista plástico Pablo Picasso, e recebeu o nome de O Sonho


Aline Moreira