Amarante realiza ciclo de palestras sobre direitos e inclusão da PCD
01/07/2009 - 00:13:13

Por Vanessa Mendonça

A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), em parceria com a prefeitura municipal de Amarante, realizam durante toda a manhã de hoje o 23º Ciclo de Palestras sobre Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento acontece no auditório da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), a partir das 8h.

A realização desses ciclos faz parte do processo de interiorização da política estadual de inclusão da pessoa com deficiência. De acordo com o coordenador de acessibilidade da Seid, Mauro Eduardo, o principal destaque dos ciclos é levar informação sobre os direitos e os benefícios concedidos às pessoas com deficiência às cidades do interior do estado. “Na maioria dos municípios há uma carência muito grande de informação e informação é a base de tudo. As pessoas com deficiência precisam conhecer seus direitos”, ressaltou o coordenador.

Durante o ciclo haverá palestras sobre a política estadual de inclusão e os Conselhos de Direitos, educação inclusiva, acessibildiade e direitos, assistência social e cidadania, saúde da pessoa com deficiência e prevenção de acidentes no trânsito. O encerramento do evento acontece com a solenidade de inauguração da clínica de fisioterapia da Rede Estadual de Reabilitação com pólo em Amarante, que atenderá pessoas com deficiência da cidade-pólo e do município de Arraial.