Marcos Frota apoia Campanha de Acessibilidade no Piauí
17/07/2006 - 00:17:35

Marcos Frota vista Centro Integrado

O ator Marcos Frota vai participar do lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade no Piauí. Hoje ele participou de um almoço na residência oficial com o governador, Wellington Dias, a primeira dama do estado e coordenadora da Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias e a equipe da Ceid para tratar do planejamento da Campanha Nacional de Acessibilidade prevista para ser lançada em setembro desse ano no estado.

“Essa é uma causa que o Brasil precisa se engajar como um todo. De maio até agora já visitei 16 estados falando do projeto de acessibilidade, participei de palestras em faculdades, CREAS e nos meios de comunicação. Recentemente estivemos no lançamento da campanha estadual de acessibilidade no Ceará e levamos manifestações artísticas”, explicou o ator Marcos Frota que participou do lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade.

Após o almoço, o ator visitou a obra do Centro Integrado de Reabilitação acompanhado da coordenadora da Ceid, Rejane Dias, que explicou sobre os preparativos para o lançamento da campanha no Piauí. “A idéia é mobilizar toda sociedade, para isso estamos trabalhando uma programação diversificada que envolva as entidades e sensibilize a sociedade para essa causa”, disse a coordenadora da Ceid.

De acordo com a equipe da Ceid responsável pela organização da campanha no estado, um dos pontos fortes deve ser a apresentação da campanha nas escolas como forma de sensibilizar as crianças. “A proposta é despertar já nas crianças o respeito pela pessoa com deficiência e mostrar como melhor lidar com esse público. Como material de apoio será usada uma edição da revista da turma da Mônica que tem como foco o tema pessoa com deficiência e acessibilidade”, explica o coordenador de acessibilidade da Ceid, Mauro Eduardo.

O governador Wellington Dias, durante o almoço com Marcos Frota, falou do trabalho que o estado vem desenvolvendo nessa área agradeceu a disposição do ator a participar da campanha no estado.

Com o tema “Acessibilidade, você também tem compromisso” a Campanha foi lançada nacionalmente em Brasília, no mês de maio. Agora os estados fazem o lançamento da campanha em cada região conforme deliberações do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

Quem promove a campanha  – O CONADE é órgão superior de deliberação colegiada criado, inicialmente no âmbito do Ministério da Justiça, pela Medida Provisória nº 1799-6/1999. Em maio de 2003, segundo a Lei nº 10.683/2003, o CONADE foi vinculado à Presidência da República por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

A principal competência do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência é acompanhar e avaliar o desenvolvimento da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer, política urbana, dirigidas a este grupo social.

Album de fotos