Começa inscrição de pacientes para tratamento no Centro Integrado
16/07/2006 - 00:12:24

Obra Centro Integrado

Por Elza Muniz

A partir dessa segunda-feira, 15, as pessoas com deficiência física ou que tenham qualquer função motora comprometidas e desejarem fazer tratamento no Centro Integrado de Reabilitação Física de Teresina já podem se inscrever para fazer tratamento no Centro a partir do segundo semestre deste ano, quando a obra será inaugurada.

A triagem de seleção de pacientes será feita inicialmente, pela equipe médica da Associação de Assistência à Criança Deficiente, AACD, de São Paulo,para onde devem ser enviados os documentos dos interessados no serviço oferecido pelo Centro.  “Nesse período pré-inauguração que vai até o dia  30 de agosto de 2006 os documentos devem ser enviados aos Cuidados de SAME-PIAUÍ para Av. Professor Ascendino Reis, 724 – Vila Clementino – São Paulo – SP – CEP – 04027-000 ou pelo FAX: (11) 5576-0917”, explica o coordenador de gestão da Ceid, Francisco Alencar.

Após a inauguração do Centro Integrado os interessados devem enviar a documentação para o Centro de Reabilitação de Teresina, situado na avenida Higino Cunha, 1515, no bairro Cristo Rei, Teresina, Piauí. "Podem participar pessoas com deficiência física de todas as idades, que tenham as funções motoras comprometidas", explica a Coordenadora da Ceid.O Centro está sendo construido através de uma parceria entre Governo do Estado, através da Ceid, Secretaria de Saúde e Educação e Ministério do Saúde.

Para ser atendido no Centro de Reabilitação os interessados devem enviar os seguintes dados: nome completo, endereço e telefones de contato; data de nascimento; relatório médico com diagnóstico da doença do candidato a paciente do centro de reabilitação, bem como informações quanto às alterações associadas (visuais, auditivas e intelectuais) e informações referentes a tratamentos já realizados e instituições por onde tenha passado.

O Centro Integrado oferecerá atendimentos diários nas áreas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, hidroterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, pedagogia, reabilitação esportiva, produção e adaptação de órteses/próteses e especialidades médicas. Sua filosofia de trabalho será baseado no conceitos de reabilitação, inclusão social e no padrão de atendimento da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que é referência nacional em reabilitação no país.

Quem poderá fazer inscrição – Pacientes com necessidades de reabilitação afetadas por paralisia cerebral, doenças neuromusculares, malformações congênitas, lesões encefálicas adquiridas - causadas por traumatismo cranioencefálico, acidente vascular encefálico, anoxia cerebral, tumores cerebrais e infecções no sistema nervoso - lesão medular e seqüelas de poliomielite.