Derrame cerebral pode ser evitado a partir da mudança de hábitos
23/04/2009 - 00:10:06

Benjamim Pessoa fala sobre a prevenção do AVC

Por Robson Costa

O Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) e a Associação Reabilitar estão iniciando a realização de estudos com mapeamento e a catalogação dos principais fatores de risco de derrame cerebral nas comunidades de Teresina. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Programa Saúde da Família e objetiva desenvolver trabalhos de prevenção da doença.

O projeto é a primeira etapa para a implantação do Núcleo de Estudos do Centro, que pretende desenvolver ações preventivas de deficiência, e é resultado das avaliações do “Projeto Pense Bem AVC na Comunidade”. “Com o trabalho de conscientização que estamos desenvolvendo percebemos mudanças nas comunidades. As pessoas passaram a mudar os hábitos, passaram a reconhecer os sintomas e a questionar dos médicos um diagnóstico mais preciso, por que entenderam que quando mais rápido o paciente for tratado, menores serão as seqüelas. A partir dessa percepção decidimos iniciar esses estudos, a fim que possamos trabalhar a prevenção de forma mais eficiente.

Nesta sexta-feira, a partir das 8 horas da manhã, serão realizadas mais cinco palestras sobre prevenção e tratamento do derrame cerebral voltadas para as pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família na zona Norte da capital. As palestras, que fazem parte do projeto Pense Bem AVC na Comunidade, conta com o apoio da Fundação Municipal de Saúde.

O objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde e a população de um modo geral quanto à prevenção da doença. As palestras serão realizadas no horário das 8 horas às 10 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Mafrense; no Parque Ambiental do Mocambinho; na Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade Jardim; e no Colégio Santo Afonso, no bairro Socopo.

O Projeto Pense Bem AVC é desenvolvido pela Associação Reabilitar, uma entidade sem fins lucrativos, e pelo Ceir.  A idéia é divulgar informações de como se prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral), o conhecido derrame cerebral, e sobre a importância de adotar hábitos de vida mais saudáveis.

O presidente da Associação Reabilitar, e idealizador do projeto “Pense Bem AVC”, neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, explica que o derrame cerebral pode ser evitados a partir das mudanças na rotina de vida das pessoas. “É por isso que a prevenção é sempre a melhor opção para todos”, explica.

Os principais sintomas do acidente vascular cerebral são perda repentina da força muscular na metade do corpo e/ou da visão, perda da consciência, tontura, formigamentos no corpo, dor de cabeça intensa e súbita ou perda de coordenação motora e do equilíbrio.
Ao perceber qualquer destes sintomas, a pessoas e/ou familiares devem procurar o atendimento médico imediatamente. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de diminuição de seqüelas. O AVC é a doença que mais mata no Brasil.

Embora seja uma doença característica de pessoas idosas, ela pode ocorrer em todas as idades. As melhoras formas de prevenção são atividades físicas regulares, controle da hipertensão arterial, suspensão do fumo, redução de ingestão de bebidas alcoólicas e mudanças de hábitos alimentares, com controle do colesterol e perda de peso.

Benjamim Pessoa explica o “Pense Bem AVC Comunidade” também será desenvolvido em outros bairros. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o CEIR pelo telefone (86) 3198 – 1500.