Piracuruca ganha sede da APAE em ciclo de palestra da SEID
20/03/2009 - 00:07:15

Por Elza Muniz

Será inaugurada na manhã desta sexta feira a sede da APAE de Piracuruca. A inauguração abre a programação do ciclo de palestras que a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) realiza no município e contará com a presença da secretaria estadual para inclusão da pessoa com deficiência, Rejane Dias. O objetivo é interiorizar a política de assistência à pessoa com deficiência, incentivar a criação dos Conselhos Municipais de Assistência a Pessoa com Deficiência e divulgar a política estadual de atenção a pessoa com deficiência no estado.

Na programação está a palestras a promotora de justiça do Ministério Publico Estadual Marlúcia Almeida. Ela  vai falar  sobre a defesa dos direitos e acessibilidade da pessoa com deficiência em áreas como saúde , educação inclusiva e direitos da pessoa com deficiência. Também serão tratados temas como “Educação Inclusiva”, “Assistência Social para Pessoa com Deficiência” e as ações da “Política Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência”.

“Além das palestras informativas a SEID também estamos orientando os municípios  para implantação  da política municipal  da pessoa com deficiência. Para isso estamos levando uma minuta de um projeto de lei que vamos apresentar ao município e nortear a luz da realidade local a política de assistência a PCD”, explica a gerente de articulação da SEID Helena Lima.

De acordo com a secretaria para inclusão da pessoa com deficiência, Rejane Dias, essa proposta que a SEID está apresentando aos municípios  foi elogiado a nível nacional pela CORDE por ser um instrumento eficaz de inclusão da pessoa com deficiência. “O projeto é um espelho das açes de rede estadual de atenção a pessoa com deficiência”, explica.

O governo do Piauí é parceiro na manutenção da sede da APAE. Hoje a unidade da APAE conta com sete professores cedidos pela Seduc, que também mantém a merenda escolar e doou parte do mobiliário da escola.