Inaugurada clínica de fisioterapia de São João do Piauí
23/06/2008 - 00:17:00

A coordenadora estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), Rejane Dias, disse nesta segunda-feira (23) que a Clínica de Fisioterapia de São João do Piauí já é a 12ª da rede estadual de reabilitação física, com 33 unidades, que o Governo do Estado está montando, com o objetivo de cobrir todo o território piauiense com tratamento especializado a partir das cidades pólos.

Rejane Dias disse que a rede de reabilitação física é resultado de uma parceria entre a Ceid, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Ministério da Saúde, baseada nas políticas de saúde da pessoa com deficiência. A rede visa oferecer às pessoas com deficiências, serviços hierarquizados e regionalizados, com base nos princípios da universalidade e integralidade das ações de saúde, obedecendo ao plano diretor de regionalização do Estado.

Na Clínica de Reabilitação de São João do Piauí, o governo investiu R$ 270 mil e vai garantir atendimento a 2.766 pessoas com deficiência física em sete municípios da região.

Rejane Dias considera muito importante a instalação das clínicas de reabilitação, porque elas vão garantir tratamento às pessoas em sua própria região, evitando assim os deslocamentos para a capital. “Para Teresina irão agora somente àquelas pessoas que necessitam de tratamento de alta complexidade”, acrescentou, anunciando que a próxima clínica a ser instalada será na cidade de Valença.

A coordenadora da Ceid considera que o Piauí já avançou muito em sua política de atendimento às pessoas com deficiência, mas reconhece que é preciso fazer muito mais, principalmente na questão da acessibilidade.

REPÓRTER: Francisco Leal
DATA: 23/06/2008