Mais de 800 na Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
24/06/2008 - 00:15:30

A II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Inclusão, Participação e Desenvolvimento - Um novo jeito de avançar, que está sendo realizada no Atlantic City, em Teresina, conta com palestrantes de vários ministérios e de órgãos que trabalham com a PCD de 160 municípios do Piauí e a participação de cerca de 800 pessoas. A partir desse evento, serão eleitos, nessa quarta-feira, 25, 20 delegados para defender as propostas do Piauí na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência que se realizará no mês de dezembro.

Nesta terça-feira, 24, pela manhã, a coordenadora-geral da ceid e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conede-PI, Rejane Dias, mediou a mesa-redonda que tratou das ações prioritárias na Agenda Social da Pessoa com Deficiência e o compromisso da política de inclusão da PCD e a responsabilidade compartilhada dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo Elyria Bonetti, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, um dos maiores desafios a ser superado é o quesito acessibilidade. “Queremos chegar a 2010 com pelo menos 70% do Brasil completamente acessível. Houve um avanço muito grande desde a primeira Conferência Nacional e a expectativa é que a partir dessa nova Conferência os avanços sejam ainda maiores”, explicou, ao falar do Benefício da Prestação Continuada.

Para a deficiente física (cadeirante) Maria do Céu, “a importância da Conferência é que a partir dela sairão todas as propostas que venham a favorecer a pessoa com deficiência”. Para Maria do Céu, atualmente, no Estado, o principal desafio é a questão do transporte público acessível. “Sem um transporte adequado o deficiente físico, principalmente o cadeirante, fica impossibilitado de ir para o trabalho, para a escola, de fazer qualquer coisa se não tiver um transporte público adequado”, esclarece.

De acordo com Niusarete de Lima, a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho está entre as ações prioritárias da Agenda Social da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos. “Hoje, o presidente Lula participa de um encontro com o empresariado para tratar de melhores condições de empregabilidade e o respeito às cotas. Vale ressaltar que a Agenda Social que estamos trabalhando inclui também outras áreas, como educação, saúde, combate à fome etc. Temos como meta garantir o acesso das PCDs aos serviços públicos sociais”, afirma.

REPÓRTER: Elza Muniz
DATA: 24/06/2008