Começa VIII Olimpíada das Apaes do Piauí
05/07/2006 - 00:12:28

Abertura olimpiada Apae

Por Elza Muniz

Teve início nesta quarta-feira (05), no ginásio do Sesc, a VIII Olimpíada Estadual das Apaes do Piauí. Participam do evento 200 atletas de 11 municípios piauienses nas modalidades de basquete, natação, futsal e atletismo. Os atletas que participam da Olimpíada Estadual já foram selecionados em olimpíadas intermunicipais e vão representar o Piauí na Olimpíada Nacional das Apaes que acontence em outubro em Araraquara, em São Paulo.

Na abertura da Olimpíada, a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, representou o governador Wellington Dias na abertura da solenidade, falou da importância do trabalho feito em conjunto pela Ceid com as instituições que trabalham com a pessoa com deficiência no Piauí. “Nossa meta é fazer um trabalho integrado com todas as entidades, potencializando as oportunidades de inclusão social da pessoa com deficiência”, destacou.

Para a presidente da Apae de Teresina, Aurelinda Pires Magalhães, a Olimpíada que acontece a cada dois anos, é de fundamental importância para ajudar para as pessoas com deficiência superar os obstáculos físicos e sensoriais, além de elevar a auto-estima dessas pessoas. “Acredito que essa é a forma mais completa de inclusão social”, diz a presidente da Apae.

De acordo com o presidente da Federação das Apaes, Themístocles Gomes Pereira, destacou a importância do esporte na vida da pessoa com deficiência e da importância do apoio da Ceid. “Nunca uma estrutura de governo abriu tanto espaço para a pessoa com deficiência como temos hoje com a criação da Ceid”, explica Themístocles.

O sentimento entre os atletas que participam da olimpíada é de empolgação. “Vamos fazer de tudo para mostrar nossa garra e representar bem o Piauí em São Paulo”, diz o jovem Pedro Alcântara de Sousa, que representa a cidade de Altos, que trouxe nove atletas. Também participam da olimpíada as cidades de Campo Maior, Esperantina, Floriano,  José de Freitas, Parnaíba, Picos, Pedro II, Piripiri, Esperantina, Valença e Uruçuí.

Veja album de fotos