Inaugurado Centro de Fisioterapia de Jaicós
09/06/2008 - 00:08:30

Cerca de 150 pessoas com deficiência em Jaicós já são beneficiadas com o Centro de Fisioterapia, inaugurado às 16h de domingo, 8, pelo governador Wellington Dias. O centro, construído pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesapi), em parceria com a Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e com a Prefeitura, será uma referência, também, para 1.589 pessoas com deficiência que vivem em cinco municípios da região, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essas pessoas poderão fazer o tratamento em Jaicós, sem precisar se deslocar para Teresina ou Picos. Segundo informações da prefeita de Jaicós, Sônia Ribeiro, 50 dessas pessoas faziam tratamento especial fora da região e agora utilizarão o Centro de Fisioterapia, que funciona no Hospital Florisa Silva.

Na inauguração do Centro de Fisioterapia em Jaicós, Wellington Dias afirmou que o Estado vai implantar bases de atendimento para pessoas com deficiência em 33 regiões do Piauí. As bases oferecerão serviços de Fisioterapia, Psicologia, Assistência Social e Terapia Ocupacional.

Ao sair do hospital, Wellington Dias e Assis Carvalho inauguraram obras do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar) na localidade Croasal, em Jaicós. Foram investidos mais de R$ 630 mil em parceria com o banco alemão KFW, beneficiando 154 domicílios com água e banheiro.

Ainda em Jaicós, o governador autorizou o asfaltamento da estrada entre esse município e Belém do Piauí. Ele também anunciou recursos da ordem de R$ 8 milhões para a construção do contorno da Barragem de Patos. Finalmente, anunciou a realização de vestibular da Universidade Aberta no fim deste ano, em Jaicós. O programa, do Governo Federal, é implementado no Estado através da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Repórter: Tom Lima
Data: 09/06/08