Conede e Ceid realizam conferência em Uruçuí
09/06/2008 - 00:10:41

O município de Uruçuí, localizado a 462 km de Teresina, sediou nesta segunda, 9, a I Pré Conferência de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovida pela Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), o município e a sociedade civil. Na ocasião a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, empossou os 24 membros que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e destacou as metas e conquistas da Ceid ao longo desses cinco anos, desde que foi criada em 9 de junho de 2004, através de uma lei de autoria da deputada Flora Izabel.

Rejane Dias explicou que a proposta agora é descentralizar o trabalho de atenção à pessoa com deficiência. "Que esse trabalho não fique concentrado somente em Teresina mas que possa realmente chegar aos vários municípios do Estado. Em Uruçuí, hoje, estamos dando posse ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o que nós queremos com a implantação desse Conselho é fiscalizar o cumprimento das leis que já existem, garantir os direito das pessoas com deficiência, que vão atuar de forma integrada com o município'', explica.

Segundo ela, a Ceid está percorrendo o Piauí, criando os Conselhos e capacitando os conselheiros, para que eles possam atuar de forma incisiva no cumprimento da legislação específica da pessoa com deficiência. Essa é a 10ª Conferência que a Ceid e Conede realizam nos municípios pólos do Estado.

Sobre as conquistas que marcam os cinco anos da Ceid, Rejane Dias destacou que a Ceid têm ações que hoje são referência para o Brasil como o Complexo Estadual de Saúde e Educação em Teresina. "Também estamos implantando as clínicas de fisioterapia de forma regionalizada em todo o Estado. Na educação, estamos melhorando o acesso para o aluno com deficiência, investindo em capacitação para os professores, implantando em parceria com a Seduc, as salas de recurso para que o deficiente que tenha problema de audição, de visão ou mental possam ter acesso à escola, explica.

Segundo Mauro Eduardo, secretário do Conede, as pré-conferências do Conselho Estadual e do Conselho Nacional têm como objetivo levantar as necessidades do município e no final condensar essas dificuldades em um relatório para que esse município possa ser representado na Conferência Estadual, através dos delegados eleitos. "As conferências realizadas nos municípios são um espaço democrático aberto à sociedade, ao poder público e às entidades que discutem e apresentam quanto à garantia de direitos, acessibilidade, educação e trabalho", explica Mauro Eduardo.

Sociedade civil aprova atuação da Ceid no interior

Para o cadeirante, Silton Miranda, que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Uruçuí, a criação do Conselho Municipal é a principal conquista em Uruçuí. "Agora com Conselho já empossado vamos ter forças, para defender a pessoa com deficiência. E a maior conquista da Ceid foi a implantação do Centro Integrado de Reabilitação, pois eu faço tratamento no Hospital Sara Kubitschek em São Luís e agora vou poder fazer em Teresina", comemora Silton.

A descentralização e interiorização das ações da Ceid, não somente em Uruçuí mas em todo o Estado, para o médico Valdir Soares, é de fundamental importância. "A cidade de Uruçuí tem uma distância de mais de 430 km da capital e esse era um trabalho desenvolvido mais a nível de capital e agora contamos com essa valiosa colaboração. Especialmente as escolas estão se adequando para trabalhar com a educação especial", diz o médico, que trabalha no Hospital Regional Dirceu Arcoverde.

Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência em Uruçuí

Representando a Secretaria Municipal de Agricultura