Ceid interioriza ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência
09/06/2008 - 00:10:39

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira, 9 de junho, é marcado por um grande desafio: a interiorização das ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Piauí. Com esse foco, a Ceid, em parceria o município de Uruçuí, o Conselho Estadual de Inclusão da PCD e a sociedade civil, realizou hoje a I Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa, que acontece no auditório da Câmara de Vereadores de Uruçuí, localizado a 482 km de Teresina, no Cerrado piauiense.

A comemoração da data, que marca o aniversário de criação da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid), contou com a presença da coordenadora Rejane Dias, que participou da conferência e deu posse aos 24 membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) de Uruçuí.

Com o tema Inclusão, participação e desenvolvimento, um jeito novo de avançar, a conferência trata dos desafios da educação especial, da realidade da pessoa com deficiência na região de Uruçuí e da saúde e reabilitação. "O município de Uruçuí é muito carente de ações voltadas para a pessoa com deficiência. Muita gente nem sequer sai de casa porque tem vergonha e, a partir do trabalho da Ceid e da criação do Comude de Uruçuí, percebe-se a enorme quantidade de pessoas com deficiência que o município tem. Até então só contávamos com o trabalho da APAE", diz o cadeirante Cilton da Silva Miranda, que é presidente do Comude de Uruçuí e vereador do município.

De acordo com a coordenadora da Conferência de Uruçuí, Ana Claúdia Santiago, o maior desafio enfrentado pelas pessoas com deficiência no município é a acessibilidade e acesso ao mercado de trabalho. "Uma das conquistas, obtida através da Ceid, foi a implantação do Passe Livre Intermunicipal", explica Ana Claúdia, que é fisioterapeuta.

O acesso à informação sobre os direitos da pessoa com deficiência e a avaliação do trabalho que a Ceid vem fazendo ao longo desses cinco anos são alguns dos principais pontos da Conferência de Uruçuí, segundo Mauro Eduardo Silva, delegado do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina. O encontro reúne, além de Uruçuí, representantes dos municípios de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Canavieira, Marcos Parente, Palmeiras do Piauí, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal.

A partir dessa conferência, serão eleitos delegados [representantes] da sociedade civil que vão representar a região na Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece de 23 a 25 de junho em Teresina. Na Conferencia Estadual será eleita uma comissão para apresentar diretrizes na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília.

Confira a programação da Conferência:

8h - Abertura com apresentação artística

9h - Palestra A realidade do Portador de Deficiência de Uruçuí - assistente social Ângela Maria de Bezerra Neta

9h30 - Educação Especial - Viviane Farias, psicopedagoga da Seduc

9h50 - Intervalo

9h50 a 10h20 - Saúde e Reabilitação Profissional

10h20 às 11h - Acessibilidade: Direitos e Garantias das Pessoas com Deficiência - Dra. Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, promotora de Justiça e Coordenadora do Centro Operacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério Público Estadual

11h às 12h - Debates

12h - Almoço

13h15 às 13h50 - Oficinas temáticas para profissionais que atual com a PCD

15h às 15h20 - Intervalo

15h20 às 16h20 - Aprovação das propostas das oficinas temáticas