Corrente realiza dia de atividades em prol das pessoas com deficiência
29/05/2008 - 00:08:52  
  
Twitter 

Por Lyza Freitas

O município de Corrente realizou ontem várias ações que glorificam a luta pela cidadania das pessoas com deficiência. Os eventos ocorreram junto à programação da Pré- Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da cidade. Tal evento está sendo realizado nos principais municípios do Piauí, como forma de propor políticas públicas junto aos órgãos governamentais e não-governamentais, entidades e sociedade civil em prol das pessoas com deficiência.

Logo no início da manhã, a coordenadora da Ceid(Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, visitou as instalações da Apae de Corrente, quando foi recebida pelos alunos da entidade, que exibiam faixas com pedidos de respeito e dignidade para as pessoas com deficiência. Em seguida, foi realizada a caminhada da acessibilidade, onde alunos, professores e a sociedade em geral percorreram as ruas da cidade alertando para a questão da necessidade da acessibilidade.

Dando prosseguimento às atividades, já na AABB do município, foi entregue o troféu Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) 2005-07, onde 28 personalidades foram homenageados pelo apoio na luta das pessoas com deficiência. Dentre elas estavam o prefeito de Corrente, João de Barros e a primeira-dama do município, Luiza de Barros, o promotor de justiça da comarca de Corrente, Carlos Washington e também a D. Rejane Dias.

Rejane Dias falou que fica muito feliz em visitar a cidade de Corrente para anunciar ações e conquistas que beneficiam às pessoas com deficiência.E faz um apelo; “é preciso deixar de lado a idéia de assistencialismo político e exigir do governo, em todas as suas esferas, que ele crie políticas públicas para promover a cidadania das pessoas com deficiência. É para isso que nós estamos reunidos aqui e é por isso também que a política tem que trabalhar”.

Ainda na oportunidade, foi assinado termo de posse do Comude(Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência) de Corrente, bem como foram empossados seus conselheiros. A presidente do Comude, Cleonice Lino, muito emocionada falou; “espero que as atividades de hoje sejam uma reflexão para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência”.

O prefeito João de Barros destacou as várias conquistas que o município já tem para as pessoas com deficiência, como o programa de prevenção da cegueira e o de assistência ao cego monocular (que segundo ele só existe em Corrente), o teste do olhinho (sendo Corrente o único município do Piauí a realizar), dentre outros programas realizados no hospital municipal de Corrente. Falou também que brevemente um núcleo do Sicorde (Sistema de Informação da Corde- Coordenadoria Nacional para Inclusão da Pessoa com Deficiência) vai ser implantado.

José Granja de Farias, prefeito da cidade vizinha Morro Cabeça do Tempo, aproveitou para assinar o termo de acessibilidade, que garante à adesão dos municípios ao cumprimento das ações voltadas para as pessoas deficiência. E um momento de grande comoção foi a apresentação artística de uma aluna da Apae, Elsânia Castro, que é cadeirante , com sua professora de dança, Cleidionara Reis.

Durante o resto do dia foi dada continuidade à programação da Pré-Conferência, com a leitura e aprovação do regimento interno, a eleição dos delegados dos municípios vizinhos para a II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a realização de palestras sobre ‘Saúde e Reabilitação Profissional’, ‘Educação e Trabalho’ e ‘Acessibilidade’ para as pessoas com deficiência. E por fim, as propostas do município para a melhoria dos serviços prestados ao público deficiente foram apresentadas, sendo assim aprovado o relatório final.