CEIR: Oficina de órteses e próteses será implantada em seis meses
13/05/2008 - 00:12:09

Por: Robson Costa e Ubiracy Sabóia

O superintendente multifuncional do Centro Integrado de Reabilitação, Aderson Luz, explica que um dos serviços de maior relevância que também será oferecido para os pacientes do Centro é a oficina de órteses e próteses.

O novo serviço vai possibilitar que pessoas com deficiência que tenham perdido parte de algum membro possam tê-lo de volta, artificialmente, o que facilita a reabilitação e o convívio social.
“Os profissionais que vão trabalhar na oficina de órteses e próteses serão capacitados na AACD, da mesma forma que todos que já estão trabalhando no CEIR. O prazo de seis meses é justamente o período que surge uma demanda maior para o funcionamento do serviço, que da forma como será implantado, é inédito no Piauí”, explica Aderson.

Um outro diferencial que do Centro Integrado de Reabilitação é a concepção de uma rede de pesquisas na área de prevenção de deficiência. Para isso, ele um moderno auditório com capacidade para 200 pessoas onde serão desenvolvidos cursos de capacitação profissional, cursos de prevenção, estudos científicos e intercâmbios com outros centros de reabilitação do Brasil e do exterior.

“Num futuro próximo nós queremos desenvolver cursos de pós-graduação para profissionais da área de saúde, voltados para tratamento e prevenção de deficiências. Será um novo marco na história do Piauí”, explica Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.

Empresários podem fazer doações para aprimorar excelência do projeto

O CEIR é administrado pela Associação Reabilitar, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que firmou um contrato de parceria público-privado com o Governo do Estado.
Entre as vantagens dessa parceria está a possibilidade do CEIR receber doações de grupos empresariais e da sociedade de forma geral, aumentando as fontes de receita e com isso possibilitando manter um nível elevado na qualidade dos serviços.

O superintendente Administrativo do CEIR, Edson Arruda Filho, explica que o apoio dos deputados estaduais, deputados federais e senadores, também é primordial para a evolução do projeto. “Nós precisamos do apoio de todos. Quem quiser colaborar, e existem inúmeras formas de fazer isso, pode nos procurar aqui no Centro. Estamos de portas abertas para dar todos os esclarecimentos necessários”, informou.

Clique aqui e acesse o formulário para cadastro de atendimento médico