CEIR: Atendimento em um único lugar, comodidade para o paciente
09/05/2008 - 00:10:38

Por: Robson Costa e Ubiracy Sabóia

O Centro Integrado de Reabilitação oferece atendimento às pessoas com deficiência física e motora, proporcionando condições de reabilitação que favoreçam o convívio social e o desenvolvimento de atividades diárias dos pacientes.

Quando estiver em pleno funcionamento, o CEIR terá capacidade para realizar cerca de 1.400 atendimentos por dia. O processo é gradual, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Uma das vantagens do CEIR é que em um único dia e no mesmo local, o paciente poderá ter vários atendimentos. Por exemplo, pode ele ser atendido na fisioterapia, na hidroterapia, na terapia ocupacional, de acordo com a indicação médica.

O Centro oferece um atendimento multi e interdisciplinar nas áreas de: arte-reabilitação, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia, nutrição, odontologia, pedagogia, produção e adaptação de órteses/próteses, psicologia, reabilitação desportiva e várias especialidades médicas.

Existem salas específicas para cada terapia, equipadas com o que há de mais moderno para o desenvolvimento das atividades. O Centro possui ainda três piscinas térmicas, uma quadra poliesportiva, uma sala de AVD (Atividade da Vida Diária) que simula uma casa com móveis e objetos e trabalha as condições necessárias para que o paciente possa desenvolver habilidades que o tornem o mais independente possível, sempre respeitando suas limitações.

As famílias dos pacientes também são orientadas e acompanhadas pelos profissionais do Centro, para que possam compreender a evolução e tenham como contribuir para o avanço deles em casa, no lazer, no trabalho.

***********

ATENDIMENTOS OFERTADOS PELO CEIR

O CEIR oferece atendimento multi e interdisciplinar nas áreas de:
• Arte-reabilitação;
• Enfermagem;
• Fisioterapia;
• Terapia ocupacional;
• Fonoaudiologia;
• Hidroterapia;
• Musicoterapia;
• Nutrição;
• Odontologia;
• Pedagogia;
• Produção e adaptação de órteses/próteses;
• Psicologia;
• Reabilitação desportiva;
• Serviço Social;
• Especialidades médicas.