Saiba como ter acesso aos serviços do Centro Integrado de Reabilitação
08/05/2008 - 00:10:12  
  
Twitter 
Por: Robson Costa e Ubiracy Sabóia

Familiares e pessoas com deficiência física ou motora interessados em fazer o tratamento de reabilitação já podem procurar o CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) para fazer a inscrição. Inaugurado na segunda-feira (05) pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, pelo governador Wellington Dias e pela coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias, o CEIR é a segunda etapa do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias. A primeira etapa é o CIES (Centro Integrado de Educação Especial), que já está em funcionamento há um ano e apresenta excelentes resultados.

Para se inscrever é muito simples: os candidatos a pacientes do Centro Integrado de Reabilitação devem providenciar cópia do RG ou certidão de nascimento, endereço e telefones de contato; data de nascimento; relatório médico com diagnóstico da doença bem como informações quanto às alterações associadas (visuais, auditivas e intelectuais) e informações referentes a tratamentos já realizados e instituições por onde tenha passado.

O formulário médico está disponível no site da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) – www.ceid.pi.gov.br, mas pode ser adquirido também no próprio CEIR.
Essas informações devem ser encaminhadas através dos Correios ou entregue diretamente na sede do CEIR, na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, Bairro Ilhotas, CEP: 64014-220- Teresina-Piauí, aos cuidados do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística). Telefone: 3228-2431. Depois é só aguardar o contato.


No CEIR, tudo é agendado


O superintendente Executivo do CEIR, Francisco Alencar, explica que a inscrição é a primeira etapa do processo de ingresso no Centro. Os pacientes que se enquadram dentro da linha atendimento serão cadastrados e convocados para a triagem (constatação da veracidade das informações do paciente junto à ficha de inscrição), segundo a ordem de envio da solicitação de atendimento.

Após a triagem a pessoa passa para a avaliação inicial (consulta detalhada sobre o histórico do paciente) que indica se ela tem o perfil do atendimento oferecido pelo CEIR.

Depois é realizada uma consulta mais apurada com especialistas, seguida de uma avaliação global, onde o paciente vai ser avaliado por uma equipe multidisciplinar formada pro profissionais das mais diversas áreas de reabilitação, para definição do tratamento adequado. Nesta avaliação são traçadas as linhas de um programa individualizado que definem quais os atendimentos necessários que vão compor o tratamento de cada paciente.

"Nós vamos seguir o mesmo procedimento adotado pela AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente)", complementa Alencar, informando que todas as consultas e tratamentos são agendados
previamente.

Quando estiver em pleno funcionamento, o Centro Integrado de Reabilitação terá capacidade para realizar cerca de 1.400 atendimentos por dia.


Veja ao que é necessário parai inscrição no CEIR

Documentação necessária
1. Cópia do RG ou certidão de nascimento;
2. Endereço e telefones de contato;
3. Data de nascimento
4. Relatório médico com diagnóstico da doença do candidato a paciente do centro de reabilitação, bem como informações quanto às alterações associadas (visuais, auditivas e intelectuais);
5. Informações referentes a tratamentos já realizados e instituições por onde tenha passado;

Essas informações devem ser encaminhadas através dos Correios ou entregue diretamente na sede do CEIR, na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, Bairro Ilhotas. CEP: 64014-220- Teresina-Piauí, aos cuidados do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística). Telefone de contato – (86) 3228-2431.

Clique aqui e acesse o formulário para cadastro de atendimento médico