Conede e Ceid realizam I Encontro de Conselhos das Pessoas com Deficiência
25/02/2008 - 00:13:45

Por Ubiracy Sabóia

Na terça-feira, dia 26 , será realizado no auditório do Ministério Público Estadual o I Encontro Estadual de Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Um evento que faz parte da Agenda Positiva 2008 e vai servir para a preparação dos conselheiros participantes da capital e do interior.

O primeiro encontro vai trazer uma série de palestras, para preparar os representantes dos conselhos de todo o Estado. Os temas serão: A importância dos Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência no controle social; Estratégia de mobilização dos vários segmentos para a realização das Conferências Municipais; Direitos e Garantias das Pessoas com Deficiência – Legislação Vigente; Orientação sobre o Regimento Interno das Conferências Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo Mauro Eduardo, primeiro secretário do Conede-Pi, o objetivo principal do encontro é capacitar os conselheiros municipais para a realização das conferências em suas regiões. "O ano de 2008 vai ser marcado pela realização da II Conferência Estadual e da II Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência".

Helena Lima, vice-presidente do Conede-Pi, disse que o encontro vai trazer para a capacitação os representantes dos conselhos de Teresina, Barras Floriano, Luis Correia, Luzilândia e Pedro II. "Estas cidades já têm os conselhos funcionando e vão mandar representantes para o evento". Ela explicou que as cidades que tem a comissão provisória do conselho também vão participar do evento,  na ocasião será estabelecido um cronograma de realização das conferências e pré-conferência de forma regionalizada, para que todo o Estado seja contemplado pelo processo.

As cidades são: Água Branca. Altos, Campo Maior, Corrente, Ipiranga, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piracuruca, Piripiri, São Raimundo Nonato Uruçuí, São Gonçalo do Piauí e São Pedro do Piauí.