Inaugurada sede da Apae de Piracuruca
09/12/2007 - 00:09:42

Em clima de festa e muita alegria, a coordenadora da Ceid, Rejane Dias; e a vice-presidente do Conede (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Maria Helena Lima; prestigiaram, na tarde de sábado, a inauguração da sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Amadepi (Associação das Mulheres Amigas dos Portadores de Deficiência de Piracuruca).

A programação do evento foi marcada também pela confraternização do 3º Natal Especial de Piracuruca, que contou com a apresentação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A festa teve início às 17h40, com a presença de professores da rede estadual e municipal, do Conselho Tutelar e de populares.

A presidente da Apae e da Amadepi, Haidée Sousa, em seu discurso, fez um relato do apoio que vem recebendo do Governo do Estado, através da Ceid, e da Seduc (Secretaria Estadual de Educação). “Temos uma parceria com a Ceid e a Seduc em todos os sentidos”, informou.

“Quero agradecer à coordenadora da Ceid que, desde o primeiro momento, quando pensamos na Apae e na Amadepi para Piracuruca, ela nos apoiou nos ajudando a conseguir um espaço para o funcionamento das entidades, e outros projetos para a consolidação delas”, destacou Haidée Sousa.

Através da Seduc, a Apae de Piracuruca recebeu a equipe de professores, para atender aproximadamente 50 alunos da escola, além de todo o material para expediente e a informatização. As duas entidades, contam ainda com o apoio do Governo do Estado, na qualificação de familiares e professores, em projetos de geração de renda: artesanato, que ajuda a aumentar a renda de algumas famílias dos alunos da Apae.

3º Natal Especial

O 3º Natal Especial de Piracuruca aconteceu com os alunos, animados com a figura do Papai Noel, representado pelo também aluno Alan Kardec, que participou de outras apresentações, como a comemoração simbólica do nascimento do Menino Jesus. Um presépio foi montado, além de toda a decoração, enfatizando a festa natalina.

Rejane Dias, após assistir às apresentações, agradeceu o convite, e enfatizou às autoridades presentes sobre a importância da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Piracuruca. "Vamos precisar muito do apoio do prefeito e das autoridades do município, já conseguimos montar vários conselhos no Estado do Piauí, porque está havendo uma sensibilidade das pessoas e dos representantes públicos, no sentido de nos ajudar na implantação desta rede de proteção social, que inclui e criação dos conselhos", disse a coordenadora da Ceid.

FONTE: CCOM
REPÓRTER: Valdamir Alvarenga