Prefeitos aderem à Campanha Nacional de Acessibilidade
21/11/2007 - 00:10:50

Adesão dos prefeitos à Campanha Nacional de Acessibilidade

Uma reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), no Rio Poty Hotel, marcou a adesão de centenas de prefeituras do Estado à Campanha Nacional de Acessibilidade-versão Piauí. A assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e os municípios, representa a sensibilização dos gestores para a construção de mecanismos de inclusão das pessoas com deficiência (PCD).

O encontro faz parte do Seminário Regional de Capacitação de Conselheiros - Piauí, Maranhão e Ceará, que teve início na noite desta segunda-feira (19). Para a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, a adesão demonstra disponibilidade e vontade política para que as ações possam acontecer no Estado. “Queremos que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais tratadas com respeito e dignidade”, afirmou.

Ações concretas em todos os setores e políticas públicas voltadas para as PCDs são indispensáveis para que seja possível detectar indivíduos pertencentes a este segmento e até evitar o surgimento de novos casos, através de programas de saúde pública.

O Piauí é o terceiro Estado, proporcionalmente, com maior número de casos de deficiência, com 17,5% da população com algum tipo de deficiência, acima da média nacional que é de 14%. Além de possuir a cidade com o maior número de PCDs do país, São Gonçalo, com 33,4%, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo 2000).

Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Luís Coelho, os dados só reforçam a obrigação dos prefeitos de contribuir com as redução de deficiências de estrutura das cidades para as PCDs, seja na saúde, educação ou arquitetura.

“Quando ocupamos um cargo público temos de fazer o trabalho com afinco e deixar plantada uma semente para as próximas gerações. A APPM está engajada nesta luta e é nossa obrigação fazer justiça com esta causa”, declarou. "O protocolo incentivou a criação de um Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a elaboração de um plano de trabalho o quanto antes em nosso município", afirmou o prefeito de Geminiano, Toni Borges.

ATRAÇÃO NACIONAL- O ponto alto da reunião foi a chegada do ator Marcos Frota, embaixador da Acessibilidade no Brasil e entusiasta das causas das PCDs. Frota destacou que o país precisa de um pacto que favoreça mudanças, especialmente de valores, mas também de política de apoio ao segmento.

Ele lembrou ainda que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) possui uma linha de crédito, a baixíssimos juros, que beneficiam as PCDs, através do financiamento de projetos nesta área e que isso é pouco conhecido.

Com um discurso que emocionou a platéia, o ator contou como se envolveu com a causa e de como nasceu o show “Somos todos brasileiros”, que ele trouxe ao Piauí para o encerramento do seminário. “Eu já havia feito outros três personagens com deficiência, mas foi em um momento difícil de minha vida, que eu percebi que poderia contribuir mais. Aí veio o quarto personagem em 2005, o Jatobá, que tinha uma atitude social e que me fez despertar de verdade para trabalhar por esta causa”, disse.

Ele acrescentou que as PCDs também precisam ir às ruas, reivindicar, não se deixar abater pelo preconceito. “Quem não se expõe, não se impõe”, conclamou

O Show da Acessibilidade, qe será realizada a partir das 18 horas no Atlantic City será comandado por Marcos Frota e terá a participação de vários artistas locais e nacionais, com e sem deficiência. O evento tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o apoio do Banco do Estado do Piauí.

FONTE: CCOM
DATA: 21/11/2007