Conselheiros do MA e CE conhecem órgãos que atendem pessoas com deficiência do PI
21/11/2007 - 00:15:02

Lyza Freitas

Hoje(21) pela manhã vários conselheiros estaduais do CONEDE(Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência) visitaram alguns órgãos que atendem pessoas especiais. A visita faz parte da programação do Seminário Regional de Capacitação dos Conselheiros dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Além de representantes desses três Estados, participantes dos estados de Brasília e do Amazonas também estiveram presentes.

Com o propósito de mostrar o exemplo do Piauí no trabalho realizado junto as pessoas com deficiência, trocar experiências com os outros estados e incentivar a questão da acessibilidade e da inclusão nos participantes, a visita foi feita ao Centro de Equoterapia, ao Cies(Centro Integrado de Educação Especial), ao CAS(Centro de Apoio ao Surdo) e ao CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual).

No núcleo de Equoterapia, os participantes puderam ver como é realizado todo o trabalho desenvolvido na área de equitação, com a utilização dos cavalos na reabilitação das pessoas com deficiência. Eles esclareceram dúvidas, fizeram questionamentos e mostraram-se curiosos sobre a estrutura do Centro e o processo da equoterapia.

Marcia Mororó, Representante da Apada(Associação dos Pais e amigos do Deficiente Auditivo) de Fortaleza e conselheira do CEDEF(Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza)disse estar participando da visita para entender melhor os trabalhos realizados com as pessoas com deficiência e demonstrou estar maravilhada com o projeto. “Tudo na equoterapia é muito bem estruturado e equipado. Nós também percebemos que as crianças também são muito bem cuidadas e atendidas”. Márcia está representando a primeira dama do Ceará, Maria Célia, no Seminário.

Depois da visita à Equoterapia foi a vez do CIES. Todos puderam perceber a tamanha estrutura do Centro e visitar várias salas equipadas, como a de fisioterapia, estimulação precoce, psicomotricidade, etc. E um momento único, os visitantes se emocionaram com uma homenagem feita por alunos do Centro. Raul Neves, que tem autismo, ressitou aos visitantes, um poema que fez sobre o Piauí e Tiago Ribeiro interpretou a música “Como é grande o meu amor por você”, fazendo todos cantarem junto.

O pedagogo e conselheiro estadual do CONEDE do Maranhão, Roberto Medeiros, fez questão de acompanhar as visitas para observar os programas e obter maior conhecimento sobre as atividades desenvolvidas. Roberto é cadeirante e por isso, disse que também fazia questão de olhar como estava no Piauí, a questão das adaptações, acessibilidade, informações, atendimento e estrutura para as pessoas com deficiência, por acreditar que apenas com esses avanços, o direito de ir e vir vai estar assegurado a qualquer e todo cidadão.

“Vou sair daqui levando uma imagem positiva do Piauí em relação à no que diz respeito ao cumprimento ivadirito de ir e vir vai estar assegurado a qualquer cidadao. defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Pude notar que vocês possuem uma boa estrutura para atender esse público até no setor de Recursos Humanos também. E o Piauí está de parabéns por essa conquista”.

A visita ainda se estendeu ao CAS e ao CAP, mostrando aos visitantes a estrutura formada para atender as pessoas cegas e surdas, apresentando profissionais(como os intérpretes) e apontando mecanismos(como o sistema de leitura braille e linguagem em libras) e equipamentos que facilitam a vida dessas pessoas.