Piauí, Ceará e Maranhão unidos pela inclusão e acessibilidade
20/11/2007 - 00:08:21

Destacar o papel dos conselhos municipais, estaduais e nacionais, levantar a realidade local e aprovar propostas em benefício das pessoas com deficiência (PCDs) são algumas das metas do Seminário Regional de Capacitação de Conselheiros - Piauí, Maranhão e Ceará. O evento teve início na noite desta segunda-feira (19), no Rio Poty Hotel, e prossegue até esta quarta, 21.

A abertura teve a presença do governador Wellington Dias e outras autoridades do Piauí e de outros Estados, além de representantes do Conselho Nacional de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conade). São três dias de debates entre os conselheiros dos três Estados e da sociedade. O evento é uma realização do Conade, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Ceid).

Haverá palestras e explanações sobre acessibilidade, direitos das pessoas com deficiência nos estados e municípios. No encerramento, nesta quarta-feira (21), será realizado o show de lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade - Versão Piauí, com a participação do ator global Marcos Frota.

Durante seu discurso de abertura, a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, lembrou que a mudança de atitude da sociedade é o passo mais importante e que o objetivo é fazer com que os outros estados também criem suas coordenadorias, a exemplo da Ceid no Piauí. “Queremos envolver os três estados, demonstrando que devemos viver a acessibilidade em sentido amplo. Também devemos criar os conselhos municipais e interiorizar as ações da Ceid. Temos avançado muito neste segmento e o Piauí já é referência em todos os eventos nacionais que participamos”, ressaltou.

O secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, José Rafael Miranda, destacou a importância do encontro como um momento único e histórico. “É hora de fazer o sonho tornar-se realidade”, disse.

Para o representante do Conade, Márcio Aguiar, que é deficiente visual, deficientes não são as pessoas, mas o ambiente em que vivem, porque não têm acessibilidade. “Precisamos inverter a lógica perversa da inclusão, minimizando, assim, as diferenças”, afirmou.

O vice-governador do Maranhão, pastor Luís Carlos Porto, disse que ficou encantado com o que viu no Piauí. “Precisamos mudar a cara do nosso país, que está cheio de pessoas com deficiência de caráter. São pessoas bonitas por fora, mas mutiladas por dentro. Assim, o Brasil está cheio destas pessoas, que ocupam cargos políticos e detêm o poder”, declarou.

O Piauí já é apontado como exemplo em vários Estados pelo trabalho realizado em favor das PCDs, mas isso ainda não é o suficiente. Foi o que revelou o governador Wellington Dias durante seu discurso. Ele avalia como positivas as ações em benefício deste segmento, mas conclamou toda a sociedade a atuar junto aos poderes. “Sem a presença da sociedade temos deficiência nas ações. Vamos ampliar o atendimento, identificando as nossas deficiências. Está em nossas mãos tornar o mundo mais acessível”, concluiu.

Repórter - Aline Moreira
Data - 20/11/2007