Lázaro do Piauí faz jingle para conscientizar a população sobre a importância da Acessibilidade
19/11/2007 - 00:17:14  
  
Twitter 

Por Lyza Freitas

"O meu depoimento está na minha letra, na minha música. Porque é a minha forma de pensar, é o que já estava dentro de mim". Estas são as palavras do cantor piauiense Lázaro do Piauí se referindo ao jingle que criou exclusivamente para o lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade – Versão do Piauí, que acontece na noite desta quarta-feira (21) no Atlantic City Clube, a partir das 18 h.

A Campanha Nacional de Acessibilidade está sendo lançada pelo Conselho Nacional de Defesa dos Direitos  das Pessoas com Deficiência – Conade, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Conede e a Coordenadoria Estadual Para Inclusão da Pessoa com Deficiência – Ceid.

A abertura da Campanha de Acessibilidade vai encerrar o Seminário de Capacitação de Conselheiros – Piauí, Ceará e Maranhão que está acontecendo em Teresina de segunda (19) a quarta (21) no Rio Poty Hotel. O objetivo é capacitar e orientar os membros dos conselhos municipais para a defesa das pessoas com deficiência dos três Estados como forma de difundir a busca de direitos para as PCDs.

A Coordenadora Geral da Ceid, Rejane Dias, explica que a Acessibilidade não representa somente a quebra de barreiras arquitetônicas. "Na verdade ela tem um significado muito mais amplo. Representa o fato das pessoas com deficiência terem o direito de ir e vir, de terem os direitos respeitados, acesso à saúde, educação, escola, emprego, lazer. Podemos dizer que Acessibilidade significa a sensibilização de toda a sociedade no sentido de tornar o mundo mais igual para todas as pessoas", destacou.

O Show de lançamento da Campanha de Acessibilidade vai contar com a apresentação do ator Marcos Frota, que é um dos defensores da causa da pessoa com deficiência em todo o Brasil, e de vários artistas piauienses, a exemplo de Saullo Dugado e de pessoas com deficiência, como David Valente (músico e arranjador musical), Tiago Sandes (músico), Francisca Josefa, Joaquim Tenório, Caetano B.C, entre outros. Será uma verdadeira prova de que os artistas com e sem deficiência podem fazer um belo espetáculo juntos, unidos, assim como deve ser em todas as áreas, propiciando a inclusão social das pessoas com deficiência.

E na oportunidade o jingle será lançado como forma de tentar sensibilizar ainda mais a sociedade, reforçando a idéia de que os direitos das pessoas com deficiência devem ser, como todos os outros, respeitados. "Como a música está nos lares e na vida de todas as pessoas cotidianamente, essa foi mais uma forma encontrada de repassar e fixar na mente da população, o respeito à cidadania e o direito de viver bem de todos", ratifica Mauro Eduardo, coordenador de acessibilidade da Ceid.

O cantor pensava em criar algo que transmitisse a idéia da acessibilidade, já que há muito tempo se sente envolvido com a causa das pessoas com deficiência e essa foi a oportunidade ideal para que ele fizesse a música. Ele falou que a música foi feita em um dia e meio e que não foi difícil, nem rápido, porque a sua inspiração veio de uma concepção já contida dentro dele, na qual acredita que a acessibilidade deve estar na mente das pessoas e nas cidades, como diz os versos do jingle, porque a partir disso o preconceito acaba e as pessoas fazem o mundo tornar-se mais acessível.

"Me dê a chance, canta a letra. Com isso eu quero dizer que a pessoa com a deficiência só quer o direito de poder viver como todas as outras, porque ela é capaz como qualquer um e que para isso a gente tem que seguir essa idéia, fazer nossa parte, para tornar o mundo mais justo. Pois se fizermos, como uma coisa de Deus, ele paga de alguma forma. No meu caso, trazendo a inspiração para a letra", pontificou Lázaro que é especialista na produção de jingles de sucesso.


Letra: Acessibilidade, siga essa idéia
Autor: Lázaro do Piauí

Acessibilidade, na mente e nas cidades
Nada de preconceito, me dê uma chance que eu faço direito

REFRÃO
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível

Olha o meu potencial, não veja a deficiência
A inclusão é o ideal, pois ela faz a diferença

REFRÃO
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível

Siga essa idéia, você é capaz
Acesse essa idéia, ela é demais
Pessoa com deficiência pode ser bem mais

REFRÃO
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível
É possível, é possível
Tornar o mundo mais acessível