Inaugurado Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Francisca Trindade
16/10/2007 - 00:13:20  
  
Twitter 

Por Lyza Freitas

Foi inaugurado hoje pela manhã o Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência “Francisca Trindade”. O Centro foi criado através de uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal e tem o intuito de melhorar ainda mais o atendimento à mulher vítima de violência.

O espaço é um ponto de atendimento psicosocial e jurídico voltado ao bem estar da mulher e ao exercício pleno do seu direito à cidadania. Agendamento e acolhimento, atendimentos, encaminhamentos, visita domiciliar, grupos de convivência, oficinas e cursos de capacitação são algumas das atividades que serão prestadas pelo centro.

O Centro de Referência já conta com uma equipe técnica qualificada composta por uma assistente social, psicólogo, advogado e estagiários capacitados para recepção e acolhimento e profissionais de apoio administrativo e fica localizado no Centro Social Urbano do bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina, na Rua Crisipio Aguiar.

O nome do centro é uma homenagem a já falecida militante política Francisca das Chagas Trindade, pelas tantas lutas em defesa dos direitos humanos, da mulher, dos idosos, dentre outros. 

Na solenidade de abertura estavam presentes várias personalidades representativas da causa da mulher no estado, tais como a delegada Wilma Alves, Diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Gilvana Gaioso Freitas, Secretária de Assistência Social e Cidadania, deputada Estadual Lílian Martins, além de vários familiares de Francisca Trindade. A Coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e o governador do Estado, Wellington Dias também marcaram presença na inauguração.

Na abertura da solenidade, Marli Trindade, irmã de Francisca Trindade e coordenadora do centro, discorreu sobre a vida de sua irmã, ressaltando todas as conquistas galgadas por ela ao longo da sua trajetória política.

A delegada Wilma Alves disse em suas palavras que o Piauí está vivendo um momento singular na luta pela igualdade de gêneros com a implantação do novo centro. “As mulheres são diferentes e devem ser tratadas como tal, mas isso não quer dizer que devam ser vistas de forma desigual ou inferior aos homens”, falou ela enfatizando que a violência de gênero ocorre de forma generalizada contra as mulheres e que devem haver núcleos de apoio para dar um suporte e garantir apoio às vítimas de violência.

Já a deputada Lílian Martins falou que melhor seria se não houvesse a necessidade da criação desses centros, pois isso indicaria a não ocorrência de crimes contra a mulher, mas que ainda assim “as mulheres estão de parabéns por mais essa conquista, no que diz respeito à conquista dos direitos da mulher como cidadã.

Encerrando a solenidade de inauguração o Governador Wellington Dias falou que é de extrema importância para a sociedade que se hajam mecanismos que garantam forma de proteção para combater e prevenir a violência doméstica contra a mulher. “ Para isso, o governo do estado tem uma rede de proteção integrada que conta com vários órgãos como a ‘Casa Abrigo’, os núcleos de apoio, enfim, uma serie de órgãos que assistem as mulheres. E terminou afirmando que se soma a mais uma luta e assume mais um compromisso que é a implantação de uma vara especial ou juizado próprio voltado especificamente para as mulheres.